Bairro Itaquera SP


Itaquera é um distrito situado na zona leste do município de São Paulo e é administrado pela subprefeitura de Itaquera.

Vem sendo beneficiada, assim como Guaianases, por vários investimentos sociais do governo estadual e municipal, de modo que obteve significativa melhora em sua infraestrutura.

Bairro Itaquera SP

Dentro de seus limites passa a avenida Jacu Pêssego, obra com projetos de extensão até o Grande ABC, na porção meridional, e até o município de Guarulhos, na porção setentrional.


Suas principais vias são: Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Av Maria Luiza Americano hoje vem se transformando em ponto de alimentação e gastronomia, pizzarias, restaurantes.

Em Itaquera, por onde se passa é comum ver motoboys parados em frente aos comércios. Rua Augusto Carlos Baumann, Avenida dos Campanellas que leva até o bairro de Artur Alvim, e a Rua Virgínia Ferni que liga a Cohab até a Radial Leste, além das avenidas Radial Leste e Avenida Itaquera. O distrito também é atendido pela Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo e pela Linha 11 Coral (Expresso Leste) da CPTM.

Em Itaquera, estão localizados a Arena Corinthians e a Obra Social Dom Bosco – Itaquera, uma associação civil beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins lucrativos que presta atendimento à comunidade, que vem auxiliando os jovens da região a profissionalizarem-se em busca de uma oportunidade de emprego com atendimentos também em algumas áreas, como Assistência social, cultural, Educação, Meio Ambiente,Saúde, Esporte,Recreação e Lazer, fazendo com que o jovem tenha mais recursos e novas experiências com as artes.

Por volta de 1620, apareceram as primeiras referências à “Roça Itaquera”, localizada nas proximidades do Aldeamento de São Miguel. No final do século XVII, a região passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território da freguesia da Penha e por último como bairro do distrito de São Miguel Paulista. Em 1920, passou a ser um distrito autônomo.

O desenvolvimento do distrito se deu, em grande parte, sob a forma clássica de loteamentos e vilas. Em 1837 existiam apenas duas fazendas: Fazenda Caguaçu e a fazenda do doutor Rodrigo Pereira Barreto, conhecida como Sítio Caguaçu. Após 14 anos as fazendas foram divididas em lotes e vendidas. Os compradores fizeram casas no local e ergueram uma capela em louvor a Santa Ana, surgindo assim a Vila Santana. A Fazenda Caguaçu foi vendida à Companhia Pastoril e Agrícola, esta fazenda abarcava as áreas que hoje são conhecidas como Vila Carmosina, Colônia Japonesa, Jardim do Carmo e Parque do Carmo.


O primeiro “loteamento” ocorrido na região foi no Sitio Caguaçu, que foi dividido em lotes de 10.000 metros quadrados cada um, vendidos como áreas de veraneio e chácaras. Posteriormente, a Companhia Pastoril e Agrícola vendeu parte da Fazenda Caguaçu para Oscar Americano (área do Jardim e do Parque do Carmo). Este fez um loteamento de cunho popular e urbano plenamente planejado (um dos primeiros da Zona Leste de São Paulo) no que hoje conhecemos como Vila Carmosina e fez loteamentos de cunho rural, na área hoje conhecida como Colônia Japonesa.

Em 1875, um acontecimento moldou o desenvolvimento econômico da região: a inauguração da Estação de Trem de Itaquera pelo ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil. O impacto da chegada da estrada de ferro foi enorme, propiciando o transporte de seus moradores a outras regiões e das mercadorias produzidas em Itaquera ao centro de São Paulo. Ao redor da estação se consolidou um pujante centro comercial.

A partir da década de 1920, imigrantes japoneses passaram a residir nas glebas rurais existentes na região. A principal atividade econômica dessas famílias era a produção de pêssegos em uma extensa área circundante à Mata do Carmo. No transcorrer do século XX, processos econômicos foram aos poucos substituindo as áreas de roçado por vilas e loteamentos. Grandes levas populacionais, sobretudo do Nordeste assentaram-se na região, atraídas pelos terrenos baratos e pela estação de trem, que permitia o deslocamento rápido até o centro do município.

Até o início da década de 1980, Itaquera era um distrito com pouca infraestrutura urbana, e sua população era composta de operários e trabalhadores assalariados no comércio e no ramo de serviços. Foi nessa época que surgiram as primeiras favelas da região.

A partir de 1980, no entanto, a construção dos conjuntos habitacionais (conhecidos como Cohabs) potencializou a explosão demográfica de Itaquera. O primeiro deles, o Cohab José Bonifácio, foi inaugurado em 1980 pelo então presidente João Batista Figueiredo e se localiza em um enorme terreno ao lado das plantações de pêssegos.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Após a inauguração do primeiro conjunto habitacional, vários outros foram construídos, sendo rapidamente povoados. A população pressionou o poder público por serviços essenciais de saúde e educação, sendo em parte atendida, uma vez que até hoje a prestação de serviços públicos é deficitária. Nesse momento, o distrito contava com 1.247.239 habitantes e por meio do processo migratório, sem precedentes, por conta do programa de habitação popular da COHAB atingiu 2.380.783 de habitantes em 2010.

Em fevereiro de 1987, uma batida entre dois trens próximo à estação de Itaquera causou mais de 70 mortes, sendo este o maior acidente ferroviário da história de São Paulo.

Em setembro de 1988, a chegada do metrô referendou Itaquera enquanto centralidade da zona leste. Em 1995, o então prefeito Paulo Maluf inaugurou a Avenida Jacu-Pêssego, que atravessa o distrito de ponta a ponta. Em 2000, a inauguração da linha de trem Itaquera-Guaianases serviu para desativar o trajeto da antiga estrada de ferro, tirando a linha férrea do centro do distrito e do local da batida dos trens.

Itaquera SP CEP

Bairro predominantemente comercial com 12,05% de seus endereços comerciais.

Principais ruas do Bairro Itaquera

  • CEP 08295-300
    Rua Fontoura Xavier
  • CEP 08275-001
    Avenida Maria Luiza Americano – até 1039/1040
  • CEP 08223-365
    Rua Subragi
  • CEP 08220-510
    Rua Padre Viegas de Menezes
  • CEP 08220-831
    Avenida Campanella – de 1247/1248 ao fim
  • CEP 08270-001
    Avenida Afonso de Sampaio e Sousa – de 1469/1470 ao fim
  • CEP 08210-430
    Rua Gregório Ramalho
  • CEP 08210-090
    Rua Américo Salvador Novelli
  • CEP 08210-450
    Rua Doutor Aureliano Barreiros
  • CEP 08210-120
    Rua Colonial das Missoes

Outras ruas

  • Rua Álvaro de Mendonça
  • Rua Tomazzo Ferrara
  • Rua Rio do Oeste
  • Rua Antônio Gandini
  • Rua Professor Brito Machado
  • Rua Itapitanga
  • Rua Benedito Coelho Neto
  • Rua Ken Sugaya
  • Rua Botuporã
  • Rua Narciso Araújo
  • Rua Virgínia Ferni – de 1043/1044 ao fim
  • Rua Campinas do Piauí
  • Rua Nova Beira
  • Rua Castelo do Piauí
  • Rua Iná

Itaquera SP Metrô

A Estação Corinthians–Itaquera ou simplesmente Estação Itaquera é uma estação que faz parte do sistema de trens metropolitanos da CPTM e do Metrô de São Paulo.

A estação Corinthians–Itaquera tem esse nome por se localizar no bairro de Itaquera, em São Paulo (cidade), nas proximidades da Arena Corinthians. Existe, ainda, conexão com o Poupatempo de Itaquera e com o Shopping Metrô Itaquera nas imediações. Está localizado na Avenida Projetada, 1900.

Itaquera SP Arena Corinthians

Arena Corinthians, popularmente conhecida como Itaquerão, é um estádio de futebol localizado no distrito de Itaquera, na Zona Leste do município de São Paulo, Brasil.

De propriedade do Sport Club Corinthians Paulista, sua capacidade é de 45 000 lugares, sendo o 14º maior estádio do Brasil. O Ministério do Esporte lançou, o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), que propõe a melhoria em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene dos estádios do país, tendo a Arena Corinthians, recebendo avaliação máxima com cinco bolas. Além de ganhar também o prêmio de melhor projeto de arquitetura do país no ano de 2011.

A arena foi inaugurada oficialmente em 18 de maio de 2014 em uma partida entre a equipe do Corinthians e o Figueirense, perdendo pelo placar de 1 a 0, na Série A do Brasileiro daquela temporada.

Poucas semanas depois de sua inauguração oficial, sediou a cerimônia de abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014, que incluiu a partida entre Brasil e Croácia, e outros cinco duelos do torneio, entre os quais uma semifinal. Devido a exigência da FIFA de pelo menos 60 mil lugares para o jogo inaugural da Copa do Mundo, foram incluídos mais 19 800 assentos temporários ao estádio exclusivamente para atender a exigência.Com o fim do Mundial de 2014, o Corinthians determinou a retirada das estruturas temporárias

Itaquera SP Fotos

Itaquera SP Fotos

Outras informações

Mapa de localização