Aumenta a preocupação com a Dengue em Salto


A Secretaria da Saúde da Cidade de Salto informa que a partir de 19 de janeiro foram iniciadas duas atividades paralelas com a divisão da equipe de combate a dengue, a ADL (avaliação da densidade larvária) e o Casa a Casa.

Na ADL o objetivo é calcular uma média da quantidade de larvas de Aedes aegypti por recipiente e por imóvel existentes no município. Realizando a visita em 1200 imóveis neste período crítico do ano, a partir destes dados estatísticos são identificados os locais para ação prioritária de combate aos focos do mosquito.

No Casa a Casa são realizadas as visitas de rotina nos imóveis cobrindo todo o município. Os imóveis que se encontrarem fechados durante a semana serão visitados novamente aos sábados pelos agentes.  A Secretaria pede a colaboração da população na dedicação de apenas 10 minutos semanais na vistoria dos imóveis, eliminando todos os recipientes que possam vir a se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. A vistoria em calhas, lajes e caixas d’água expostas também devem ser realizadas. “Pelo fato do ciclo do mosquito, do ovo a fase adulta durar uma semana, estamos numa situação crítica, em razão da alta incidência de chuva na cidade, que tem mantido até mesmo recipientes pequenos cheios de água, permitindo a criação do mosquito, este fato causa uma explosão da população de Aedes na cidade e conseqüentemente aumenta o risco de epidemia”, esclarece a Secretaria da Saúde.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


O trabalho de combate a dengue é realizado visando à saúde e o bem estar da população, porém, é imprescindível a mobilização da sociedade para receber os agentes e realizar as medidas de controle cabíveis.  Denúncias a respeito de casas que possuem materiais que acumulem água, lajes com água e caixas d’água destampadas devem ser feitas por meio do telefone do Setor de Zoonoses que é 4029-4212 ou pelo e-mail [email protected].

O combate mais eficiente à Dengue é a eliminação dos focos (criadouros) do mosquito. Colabore! Proteja quem você ama!

Fonte: Prefeitura de Salto