Arquivo Público do estado visita sede de São José dos Campos ‎


O Arquivo Público do Estado está realizando uma ação em 15 municípios para observar processos de arquivamento e tornar possível a melhoria de cada um deles, através de cooperação e troca de conhecimento. Dois executivos públicos do governo do estado visitam o Arquivo Público de São José dos Campos nesta semana. A reportagem do VNews acompanhou o trabalho de Manuella Ramalho e Igor Marangone,

Visita técnica

“Fazemos parte do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, e uma das atribuições que nós temos, dentro do centro, existe um centro de assistência aos municípios onde é realizada essa parceria onde conhecemos todos estes municípios do estado de São Paulo. O Arquivo Público da cidade de São José dos Campos já é um parceiro antigo do Arquivo do estado, e viemos aqui por conta de uma ação que estamos realizando nos 15 municípios sede de regiões administrativas, porque eles são tidos como exemplo em toda a parte de gestão pública. Viemos ver como é feito o trabalho deles, como é repetido na região e também para trocar experiências, ver no que podemos auxiliar e o que podemos receber de auxílio, das experiências de como é feito, porque o estado é muito grande, e temos experiências diferenciadas. Aqui o trabalho já é feito há muito tempo, já conhecemos e reunimos com o conselho gestor e estamos conhecendo todo o trabalho que é feito aqui.”

Ação Pró-ativa


“É importante ressaltar que essa ação é a primeira ação pró-ativa que estamos realizando no centro de municípios, até então trabalhávamos apenas por demanda, por solicitação do Ministério Público, com o qual temos um termo de cooperação, sendo órgão consultivo nessa parte de gestão documental. A Casa Civil está nos proporcionando toda condição de estar saindo a campo, indo até os municípios, conhecer a realidade, aproximar a nossa equipe das equipes do município, tanto do poder legislativo quanto do poder executivo, para diminuir esta distância que existe ente os entes federativos num cooperativismo entre os órgãos, respeitando a plena autonomia dos municípios.”

Papel do Arquivo

“O Arquivo não é só histórico, toda a gestão documental que é feita aqui em São José alguns locais ainda estão iniciando este trabalho de gestão documental, da produção até o arquivamento, e no arquivamento se ele será eliminado ou se será guardado permanentemente. A ideia de Arquivo não é só de depósito, porque não é um depósito, ele assegura direitos, é fonte de pesquisas históricas, e tem de ser acessível, é isso que procuramos nos municípios. Aqui em São José essa ideia já existe e é implantada há um bom tempo.”

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Desenvolvimento do programa


“O trabalho que estamos realizando faz parte de um programa permanente que desenvolvemos desde 2003, então a primeira ação é pró-ativa. Estamos tentando chegar nos 645 municípios paulistas através das 15 regiões administrativas. Não temos poder de fiscalização, quando existe algum problema, ou há uma denúncia, o Ministério Público nos utiliza como órgão técnico consultivo, mas não nessa ação. Essa ação é para conhecermos e trocarmos experiências, ver o que está sendo feito, no que podemos auxiliar, realizar uma cooperação entre os municípios. Não é um processo de padronização, não temos competência para isso, o estado e o município são coisas diferentes. “

Troca de conhecimento entre estado e municípios

“Nada impede que haja uma troca de conhecimentos e de experiências para que o que está sendo utilizado no estado possa ser utilizado no município e vice-versa. O que está sendo bem realizado no município, podemos levar para o estado também. Por São José, assim como nas outras cidades sedes, que são importantes nas suas regiões, elas irradiam o conhecimento para as cidades vizinhas, então é uma cidade referencia. O que é feito aqui, é copiado pelas cidades que estão no entorno, por isso esse trabalho diretamente com as 15 sedes das regiões administrativas, para disseminarmos o conhecimento arquivista, princípios, diretrizes, e métodos, de uma maneira homogênea.”

A finalidade de Arquivos Públicos

“A finalidade de arquivos, tanto municipais, quanto estaduais e nacionais, é de garantir o acesso, a preservação e a boa gestão dos documentos, em qualquer esfera que seja. Essa é a nossa ideia, tanto no estado, como nos municípios, realizar essa integração.”

Fonte: VNews