A cidade guia de Salto está sendo o “palco” de uma mega ação educativa que pretende reforçar a consciência ecológica de crianças das escolas públicas e também da população em geral.
Trata-se do espetáculo ecológico “O Treco da pata choca” que a Arjowiggins1 Security traz para Salto em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma série de 19 apresentações que acontecem até 12 de junho, atingindo milhares de crianças de 12 escolas públicas, municipais e estaduais, além de seus professores.
Como se não bastasse, o projeto ainda vai proporcionar cinco exibições gratuitas aberta ao público para dar a oportunidade das crianças trazerem a sua família para um programa cultural no próprio bairro onde mora.
Irreverente, divertida e didática, a peça “O Treco da Pata Choca” tem um enredo que visa despertar a consciência ecológica nas crianças.
O espetáculo inicia com uma “explosão” e Dona Pata perde seu ovo que tinha acabado de botar. Um momento de grande tensão e surpresa, seguido pela aparição de diversos personagens, que passam a se envolver na trama por conta do misterioso sumiço do ovo.
Pois será justamente com a “ajuda” dos elementos “água, ar, fogo e terra” que os personagens vão atuar durante o enredo para construírem um cenário, que representa o ecossistema, no qual cada ser vivo interfere, tendo ou não consciência disso. Dessa forma, surgirá uma espécie de instalação, que será chamada de “O Treco da Pata Choca”.
A peça foi criada e é encenada pelo grupo teatral “Último Tipo”, (www.ultimotipo.com.br), formado por Jara Carvalho, Déo Piti, Lóra Brito e Velú Carvalho, fundado há 22 anos em Goiânia (GO), mas que atua há 14 anos em Campinas (SP) e nas cidades da região.
Para destacar ainda mais a consciência ecológica, o grupo inclui em todas as suas apresentações figurinos exóticos, confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil, além de instrumentos diferentes como espátulas de pedreiro, um triângulo que não é triangular e que já foi um suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, chaves, dentre outros materiais criativos.
Patrocinada pela Arjowiggins Security e apoiada pelas secretarias de Educação e Cultura e Turismo da Estância Turística de Salto, tal ação no município faz parte do projeto “Teatro nas Escolas”, concebido e realizado pela Direção Cultura (www.direcaocultura.com.br), produtora de eventos culturais de Campinas (SP), uma das mais atuantes do Brasil, que em mais de dez anos já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas.
Fonte: Prefeitura de Salto