Apreensões de maconha lideram em Rio Claro


A maconha é a droga mais consumida em Rio Claro. De 2006 a agosto deste ano, 140 quilos do alucinógeno foram apreendidos pela Polícia Civil. Os números refletem uma tendência na América do Sul, onde 7,5 milhões de habitantes consumiram a droga em 2009, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme explica a delegada Adriana Haidê Assari Nevoeiro, da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, as apreensões registradas no município são de origem do tráfico e usuários. “No caso de traficantes, por exemplo, a droga é, normalmente, apreendida em diferentes circunstâncias de abordagem, como no transporte, armazenagem, entre outras”, comenta.

De acordo a delegada, a droga apreendida é para o consumo interno, sem registro de comercialização na região. Além disso, os usuários são adolescentes, trabalhadores e fármaco-dependentes, além da ação dos traficantes. “Não há uma regra que justifique o maior consumo de maconha ou de um único perfil de quem a consome. De qualquer forma, a situação verificada em Rio Claro, frente às apreensões, é um resultado esperado, sendo acompanhado pelas autoridades”, reforça.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


O alerta que se faz em termos de segurança é que as pessoas façam denúncias ao 197 ou (19) 3524.9000 – Delegacia de Investigações Gerais. “De forma gratuita e anônima, a comunidade pode nos ajudar a combater o tráfico ao fazer denúncias”, conclui.

Fonte: JC Rio Claro