Uma proposta ousada e muito criativa: usar material reciclado para compor o cenário de um videoclipe. Mas a criatividade vai além. A banda Dona Chica teve o Projeto Clipe Musical Dona Chica aprovado pelo Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e a contrapartida social foi a realização de uma oficina com alunos da Casa da Cultura, que tiveram aulas bem diferentes das habituais.
Eles usaram garrafas PET, vidros e caixinha de leite longa vida para criar peças decorativas e figurinos que vão compor o novo clipe da banda que será gravado na semana que vem em guia Florianópolis, na Casa de Noca, um bar na avenida das Rendeiras, na Lagoa.
De quarta até hoje, os alunos dos cursos de desenho e pintura da Escola de Artes Fritz Alt participam da oficina “Transformar é Amar” com a designer de interiores e artista plástica Caren Negreli. Além de verem seus trabalhos no vídeo, os participantes da oficina terão seus nomes na ficha técnica do clipe.
A música escolhida, “Te Esperei Para Dançar”, faz parte do primeiro CD da banda, e foi composta por Mari Rebelo e Sérgio Almeida. “Estou feliz com o trabalho porque depois de mais de 15 anos compondo para várias pessoas, é a primeira vez que vou ´ver´ uma música que eu tenha participado”, brinca Serginho.
Assim como ele, Caren tem uma longa história com a banda. É dela a programação visual do cenário e figurino do show de estreia do CD “Dona Chica”, no ano passado, e também da arte da capa do disco.
“Para o clipe, vamos fazer a roupa com aplicações de flores de garrafa PET e criar uma cortina no fundo. As mesas do bar também terão adornos”, explica Caren. A intenção, diz a designer, é deixar o Casa de Noca com a cara de um local de forró tradicional, popular, bem simples, abusando das cores que dão vida ao CD. Este primeiro trabalho da banda apresenta ritmos brasileiros (samba, maracatu, coco de roda, forró e baião) com pitadas de rock, funk e jazz.
Conscientização ambiental
A artista plástica e designer de interiores na cidade de Joinville, Caren Negreli, destaca que a oficina “Transformar é Amar” faz com que o que iria para o lixo se tornem peças úteis de decoração de baixo custo mas com muita criatividade. “É uma proposta social muito bacana, pois é possível mostrar para as pessoas o que é possível fazer com material reciclável”, afirma.
A reconstrução e remodelação desses materiais em adereços durante o workshop vão de encontro com a proposta da banda Dona Chica, que já tinha cenários de shows feitos com papelão e pedaços de papel, além de figurinos mais sustentáveis. “O trabalho que a Caren fará na oficina e a gravação na Casa de Noca serão o cenário perfeito para o nosso clipe”, afirma o baterista Rafael Vieira.
A vocalista Rafaela Ventz diz que está empolgada com a oficina e que vai passar na Casa da Cultura nos três dias. “A banda tem esta ligação com a prática sustentável, gosta de abordar temas como a reciclagem. É um trabalho de formiguinha que precisamos fazer para que as pessoas tenham um novo olhar sobre o descartável”, afirma.
Além de Rafaela e Rafael, o grupo é formado por Juninho Salves no violão e contrabaixo, e Jacson Araújo no teclado. Os integrantes da banda estão confiantes que o resultado será um clipe criativo e envolvente. Após os três dias de oficina, o material produzido será levado para Florianópolis onde o grupo vai gravar o vídeo com a produtora Novelo Filmes.
Fonte: Notícias do Dia