As 36 agências bancárias de Franca funcionarão por uma hora a mais a partir da segunda semana de maio. A alteração no horário de atendimento, aprovada pela Câmara e sancionada pela Prefeitura de Franca, estende de 15h para 16h o fechamento das unidades, que continuarão sendo abertas ao público a partir das 10h.
A mudança, prevista no projeto de lei 7.628/12 do vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB), veio após uma série de reivindicações dos comerciantes sobre a necessidade de ampliar o funcionamento e evitar que o fluxo de caixa fique guardado nas empresas ao final do expediente.
De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Bancários de Franca e Região, Rogério Marques da Silva, a fiscalização sobre as normas trabalhistas será reforçada. Pagamento de horas extras e cumprimento da jornada de trabalho de seis horas – para caixas e escriturários – estão entre os itens mais importantes.
Eventuais descumprimentos poderão ser levados ao Ministério do Trabalho. “O que cabe ao sindicato é fiscalizar para que seja respeitada a jornada de trabalho dos funcionários. Se houver sobrecarga de trabalho para o bancário, vamos exigir do banco mais contratações”, afirmou.
Fonte: G1