Agências bancárias de Franca ficarão abertas até as 16h a partir desta segunda


A partir desta segunda-feira, as agências bancárias de Franca terão que cumprir uma hora a mais de atendimento ao público. O novo horário será das 10 às 16 horas conforme a lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores no último mês de fevereiro.

A mudança atingirá mais de 700 bancários de 44 agências de sete bancos diferentes que atendem na cidade: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander.

O diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Rogério Marques da Silva, afirmou que todos os bancos receberam o comunicado que determina o novo horário de atendimento.

“A tendência é que todas as agências cumpram a lei.” Marques não soube informar se serão feitas novas contratações. “Isso dependerá de cada banco. Evidentemente que eles terão que passar por adequações. Mas o sindicato observará se a jornada de trabalho, que varia de seis a oito horas (cargos de chefia), está sendo seguida. Se os bancários trabalharem fora do horário, terão que receber hora extra. Por isso, acredito que terá remanejamento de horário”, afirmou o diretor.


O autor da lei, o vereador pastor Otávio Pinheiro (PTB), acredita que o novo horário beneficiará a população. “O atendimento estendido vem sendo cumprido em outras cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Além disso favorece também os bancos, já que eles terão um tempo maior para oferecer outros serviços como abertura de contas, venda de seguros e financiamentos.”

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O vereador disse ainda ter visitado, na última semana, algumas agências bancárias da cidade para saber como estão se organizando para cumprir a determinação. “Estive na Caixa, Banco do Brasil, Santander e Itaú e todos disseram que estão se organizando para o atendimento em novo horário. Não houve nenhuma agência que tenha se manifestado contrária à lei. Eles também estudam a necessidade de remanejamento de funcionários de uma agência para outra para facilitar o atendimento à população.”

FISCALIZAÇÃO
O Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Franca será o responsável por observar se as agências estão cumprindo o novo horário. Segundo o pastor Otávio, o não cumprimento acarretará em uma multa diária de R$ 4 mil.”

A assessoria da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) disse que ainda vai discutir o tema com os bancos associados, mas todos já têm conhecimento da mudança.


Fonte: Portal GCN