A vitória da Prefeitura na luta contra enchentes em Franco da Rocha


A cidade, ao longo dos anos sofre com as cheias. Durante o período do verão as preocupações aumentam. A Prefeitura da cidade Franco da Rocha vem trabalhando na prevenção, desassoreamentos dos rios e córregos, limpeza constante de bocas de lobo, tubulações e uma série de medidas que possam amenizar as enchentes e alagamentos na cidade.

Um dos fatores que mais colaboram para as enchentes, é o fato da população não cooperar na prevenção: jogar lixo no leito dos rios, sofás, podas de árvores, etc. Durante o desassoreamento do rio Juquery no ano passado foram retirados do rio mais de 1.500 pneus velhos. É preciso que a população se conscientize, e passem a ajudar o município e consequentemente, amenizar os problemas causados por estas atitudes.

Governador do Estado de SP esteve na cidade na enchente de 2011

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Lembrando num passado não muito distante, em 2010, a cidade viveu momentos de dificuldades. A cidade ficou submersa, afetou o transporte, energia, e deixou muitos bairros isolados. A Prefeitura, Câmara Municipal, dentre outros prédios públicos ficaram alagados. Nesta ocasião o Governo do Estado esteve presente, e desde então medidas estão sendo tomadas, a exemplo: na última quinta-feira o Governador esteve na cidade onde autorizou o início de duas obras importantes no combate às enchentes:

– “Polderes” (Diques) para conter as águas, deverão ser construídos à margem direita do Ribeirão Euzébio;
– Dique em concreto, com 1.600 metros de extensão, da foz do Ribeirão Água Vermelha (Altura da Rua Benedito Fagundes Marques) até a Rua Professor Carvalho Pinto. Altura varia de 0,50 metros (na foz do Ribeirão Água Vermelha) à 2 metros (Próximo ao viaduto Donald Savazoni).
– À margem esquerda do Ribeirão Euzébio: Dique em concreto com 700 metros de extensão, da rua Charles Dickens até Avenida dos Coqueiros, também com altura de 0,50 metros à 2 metros.
– À margem direita do Rio Juquery: Dique em terra, com 900 metros de extensão, da linha férrea da CPTM à Avenida Amália Sestine, com altura que varia de 0,80 metros a 2 metros.
– Quatro tanques de reservação com capacidade para até 9,5 mil metros cúbicos.

Fonte: Portal Franco da Rocha Net