No primeiro dia útil, passageiros do transporte público usaram o bilhete único que começou a funcionar no último sábado (27), em São José dos Campos. Porém, o novo sistema só pode ser utilizado com o cartão eletrônico que é fornecido de graça. É necessário que a pessoa que utliizar o transporte público carregue o cartão com créditos.
Com o bilhete integrado, é possível andar em quatro ônibus por qualquer sentido e pagando o valor de uma passagem apenas, de R$ 3. O limite é de duas horas.
“A pessoa quer vier ao centro da cidade comprar alguma coisa e voltar em menos de duas horas vai pagar uma tarifa apenas”, disse o secretário de Transportes, Wagner Baliero.
As novidades nas mudanças de trânsito da cidade também ocorrem nas faixas preferenciais e exclusivas da cidade. De acordo com a prefeitura, a princípio se os motoristas errarem e circularem por elas ainda não receberão multa, pois os técnicos de trânsito estão orientando a população.
As linhas no chão também orientam os motoristas de São José. A azul tracejada dá prioridade aos ônibus, mas os carros podem trafegar na faixa. A contínua é de utilização apenas para os ônibus.
Os corredores de transporte público têm como finalidade facilitar o tráfego dos ônibus e diminuir o tempo das viagens.
“Hoje em São José dos Campos um ônibus equivale a 37 veículos, considerando a taxa de ocupação dos veículos e do ônibus na nossa cidade. Então é importante dar prioridade para aquele que transportar mais pessoas”, disse Balieiro.
As regras são fundamentais para outras novidades que estão para começar na cidade, como as estações de cobrança nos pontos de ônibus, onde o passageiro paga a tarifa antes de entrar do transporte.
Fonte: G1