São José dos Campos realiza seminário de gestão cultural


A Oficina Cultural Altino Bondesan, com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza em São José dos Campos o “1º Seminário de Gestão Cultural do Vale do Paraíba: olhares da gestão”, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), das 9h30 às 17h30, no teatro da Univap (Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro). As inscrições devem ser feitas no site olharesdagestao.com.

Durante os dois dias do encontro, serão apresentadas seis palestras. A cultura popular, a arte contemporânea e as formas de financiamento estão entre os temas do evento, que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento das discussões sobre o universo da cultura no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

O seminário também auxilia na formação dos agentes culturais da região, trazendo o assunto sob o olhar de profissionais e pesquisadores renomados no país.

Programa do evento na cidade de São José dos Campos:


Quinta-feira (21)
9h30 Credenciamento

10h Abertura
Apresentação musical: Kaipira Antenado, de Beto Jaguary
Em comemoração ao lançamento de seu terceiro disco, o instrumentista joseense Beto Jaguary apresenta suas novas composições, que misturam samba de roda, xote e baião com sons da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.

10h30 Teorias da Cultura
Palestrante: Dennis de Oliveira
Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, universidade onde é professor de pós-graduação na Faculdade de Direito e na Escola de Comunicações e Artes.
Coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação e editor da revista Extraprensa. Autor do livro “Mídia, Cultura e Violência”.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

14h Cultura Popular Brasileira
Palestrante: Ricardo Gomes Lima
Doutor em Antropologia e pesquisador de cultura e arte populares. Diretor do EcoMuseu Ilha Grande, professor do Instituto de Artes e diretor do Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autor do livro “O povo do Candeal: Caminhos da louça de barro”.


16h Arte Contemporânea Brasileira
Palestrante: Cláudia Fazzolari
Doutora em Ciências da Comunicação e pós-doutora em Teoria e Crítica de Arte pela ECA-USP, instituição onde é docente no Curso de Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos. Curadora do ciclo de exposições “Mulheres Artistas e a Contemporaneidade” (MAC e Memorial da América Latina). Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte.

    Sexta-feira (22)
10h30 A Cultura Brasileira nas Páginas da Imprensa
Palestrante: Joana Rodrigues
Mestre e doutora em Literatura pela USP, com foco em crítica literária de jornal e nas relações entre jornalismo e literatura. Jornalista e professora universitária de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Gestão Cultural, Mídia e Cultura e Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade).

14h Gerenciamento e Consumo Cultural
Palestrante: Maria Alice Gouveia
Mestre em Artes Plásticas pela UNESP e uma das fundadoras do grupo de teatro TUSP. Foi coordenadora do curso de pós-graduação em Administração da Cultura da FGV, diretora da Divisão de Pesquisa do Centro Cultural São Paulo e coordenadora da Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais da Lei Mendonça.

16h Mesa-Redonda: Alguns Mecanismos de Financiamento à Cultura

Fonte: R3