A atração do último domingo (17), em São José dos Campos, foi o projeto “Domingo sobre Pedais”. Uma nova ciclofaixa de seis quilômetros, que começa no Parque Santos Dumont e termina no Parque da Cidade, possibilitou aos ciclistas pedalarem tranquilamente por algumas das principais avenidas da cidade em faixas exclusivas.
O trajeto é marcado por cones. Nos cruzamentos, agentes de trânsito orientam a travessia. Nos semáforos, é preciso parar. O bombeiro Evaldo Rangel gostou da nova opção.
“É uma boa oportunidade para a gente poder andar junto com o trânsito”, destaca. “Agora podemos dividir este espaço bem concorrido, onde a bicicleta sempre leva a pior”.
A ciclofaixa segue a mesma ideia da que já foi implantada na capital. Mas aqui, há ciclistas experientes que reclamam do percurso.
“Da zonal sul, não tem como a pessoa chegar até aqui”, observa um ciclista. “Imagine todo mundo precisar vir de carro para chegar até esta ciclofaixa”.
Na avenida Madre Tereza, o problema é para os pedestres. O ponto de ônibus fica vazio, porque está na rota da faixa dos ciclistas. Os pedestres, com isso, ficam no meio da rua esperando pelos ônibus.
“Se você atravessa de um lado, você corre risco. Do outro lado, é a mesma coisa”, diz a dona de casa, Luiza Nascimento. “Nós que estamos com criança no colo, é muito difícil”.
A secretaria de transportes deve avaliar se haverá mudanças no percurso.
“Nós faremos uma reunião com os agentes de trânsito, para ver se fazemos algumas alterações já no próximo domingo”, afirma o secretário de transportes, Anderson Ferreira. “Nos pontos de ônibus, vamos colocar mais pessoas para auxiliar os pedestres a atravessar a ciclofaixa, embarcar e desembarcar no ônibus”.
As ciclofaixas vão funcionar todos os domingos, das 7h às 16h.
Fonte: VNews