São José cria centro de apoio a quem procura ou oferece serviço autônomo


É comum a procura por profissionais autônomos que oferecem serviços de confiança. Mas encontrar trabalhadores de qualidade, como bons encanadores e pedreiros, por exemplo, nem sempre é uma tarefa simples. Para intermediar quem oferece estes serviços e quem precisa deles, a prefeitura de São José dos Campos criou o Centro do Autônomo.

Para o trabalhador, o centro oferece um cadastro, palestras e cursos de qualificação, além de indicações. Para quem procura um bom profissional, vai encontrar três opções de servidores e poderá escolher o que melhor atender as necessidades da função.

“O orçamento, a forma de execução de serviço e o pagamento é feito entre eles. Nós só intermediamos essa primeira fase do processo. É também uma maneira de dar tranquilidade para o munícipe, de que quem está cadastrado executa um bom trabalho.” Explica Roseli Oliveira Souza, coordenadora do Centro.

Para quem já enfrentou problemas contratando pessoas de má fé, sabe a importância desta facilidade. Sem contrato, a dona de casa Josefa Ferreira, guarda o recibo assinado pelo pedreiro que contratou. O dinheiro que pagou adiantado não foi devolvido e os prejuízos já chegaram a mais de R$ 4300,00.


“Ele não terminou nem o telhado e o pouco que fez, fez mal feito”, conta Josefa.

E para quem está precisando de trabalhos, ganha a grande procura, faz contatos e melhora o atendimento. “A pessoa vai lá, vê meu telefone e me contrata. Eu não estou vencendo de tanto serviço.”, conta o pintor Genivaldo Cardoso.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Se você ficou interessado em procurar ou oferecer algum tipo de serviço no Centro do Autônomo, o endereço é Rua Major Antonio Domingues, número 354, no centro de São José dos Campos. O telefone para informações é o 12 3923-8666.

E para evitar problemas na contratação destes profissionais, o Procon dá algumas dicas:


Em qualquer cidade, a primeira orientação antes de contratar um profissional, é verificar se ele é cadastrado na prefeitura como autônomo. Depois disso, é fundamental fazer um contrato com os seguintes detalhes:

– lista de serviços e preços de cada um deles;
– endereço completo de ambas as partes;
– números dos documentos pessoais tanto do cliente quanto do autônomo;
– também é bom anexar os recibos de adiantamento;
– e comprovantes de pagamento.

Fonte: VNews