Feiras livres terão orientação sobre a hipertensão em São José dos Campos


A Prefeitura de São José dos Campos vai realizar de 24 a 27 de abril a Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O evento será sempre das 7h às 12h cada dia em uma feira livre do município.

Na terça-feira (24), as equipes de saúde estarão na feira livre do Parque Santos Dumont (Avenida Adhemar de Barros); na quarta-feira (25), na feira livre da Vila Maria (Avenida dos Estados); na quinta-feira (26) na feira livre de Santana (Rua Raul Ramos de Araújo) e na sexta-feira (27) na feira livre do Bosque dos Eucaliptos (Rua Pedro Martins Ribeiro).

O objetivo dessa semana é ampliar a adesão ao tratamento e incentivar um novo estilo de vida para as pessoas com hipertensão. Outra preocupação é alertar as pessoas que não são portadores dessa doença a preveni-la.

Uma tenda vai ser montada para atender a população individualmente. Os interessados passarão por uma avaliação de risco cardiovascular e de acordo com o resultado eles vão receber informações para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura mantém nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) um trabalho educativo para a promoção de hábitos e estilo de vida saudáveis. Eles incluem caminhadas e grupos de prevenção de complicações de doenças crônicas que discutem temas relacionados com os fatores de risco da hipertensão e do diabetes.

A hipertensão é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com destaque para o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão já atinge 30% da população adulta, chega a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes. A hipertensão também é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Fonte: VNews