São José dos Campos e Pinda comemoram Dia de São Judas Tadeu ‎


Dia 28 de outubro, é dia de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis. Em guia de São José dos Campos, haverá missas às 7h, 10h, 15h e 19h30. Após a última celebração haverá procissão de cerca de 40 minutos pelas principais ruas do Jardim Paulista e Jardim São José, retornando à igreja em seguida. Segundo a administração do Santuário, a média de fiéis que participam das comemorações é de 3 a 4 mil pessoas.

Além de São José, em Pindamonhangaba também tem comemoração em homenagem a São Judas. A partir das 18h30 haverá procissão e em seguida a missa. A procissão sai da capela do lar São Judas e percorre algumas ruas de Pinda e a celebração acontece na quadra do Lar São Judas.

Depois da missa, tem quermesse com barracas de comidas típicas, artesanatos, shows musicais com bandas da região e apresentação de dança. Tudo o que for arrecadado é destinado ao Lar São Judas, que atende crianças de baixa renda. São oferecidas atividades esportivas, culturais, acompanhamento psicológico e social, tudo de graça.

A programação vai contar com show com Du Mozart e Nico e Luciana, nesta sexta; Charles Anjo 45 neste sábado e no domingo, Rudi Landucci e Marquinho Dorna encerram as atrações musicais. Também no dia 30 será realizado um almoço de encerramento.


O Lar São Judas Tadeu fica em frente ao Bosque da Princesa, em Pinda. E em São José dos Campos, o Santuário fica na Praça Capitão Pedro Pinto da Cunha, s/n, no Jardim Paulista.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

História

De acordo com a história católica, São Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus. Ele também foi um dos 12 apóstolos que seguiram Cristo. Após a morte de Jesus, São Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no Ano 50. A seguir, foi evangelizar a Síria, Armênia e Mesopotâmia (atual Pérsia), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o “zelote”, que evangelizava o Egito.

No ano 70, São Judas foi martirizado e morreu a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70.


Fonte: VNews