A Prefeitura guia de São José dos Campos realiza a partir desta quarta-feira (21) até o próximo dia 28 a Semana da Primavera, uma comemoração especial pelo Dia da Árvore. Na programação, estão eventos como o lançamento de programas de preservação ambiental, entrega de uma nascente revitalizada, plantios e ações de educação ambiental com a comunidade.
Nesta quarta-feira (21), Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente inaugura oficialmente o primeiro bosque do Projeto Museu da Flora Nativa. Os bosques serão recantos do patrimônio arbóreo do município e vão abrigar cerca de 410 espécies nativas da mata atlântica e do cerrado, em uma área que poderá ser utilizada por toda a comunidade para o lazer contemplativo, coleta de sementes, pesquisas e atividades de educação ambiental.
Num trabalho conjunto com o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), da Secretaria de Transportes, a Secretaria de Meio Ambiente promove o dia sem carro, incentivando o uso de transportes sustentáveis e também a prática da carona solidária. A partir das 6h30 as equipes de educação ambiental iniciam a mobilização simultânea em quatro escolas da cidade, promovendo uma disputa saudável: qual delas terá menos carros na porta. Na quinta-feira (23), a equipe de educação ambiental também participa da Feira de Educação para o Trânsito, das 9h às 16h, na Praça Afonso Pena.
O programa Conhecendo o Parque será lançado neste sábado (24) no Parque Roberto Burle Marx. O programa vai promover visitas monitoradas, permitindo uma viagem no tempo pela história da Fazenda Tecelagem Parayba, a formação do patrimônio arquitetônico e ambiental. Um grupo de 400 pessoas será recepcionado no Pavilhão Gaivotas, a partir das 9h, para inaugurar as visitações que ocorrerão todas as terças-feiras e sábados.
Na próxima terça-feira (27), a partir das 9h, será entregue oficialmente de uma nascente revitalizada pelo programa Revitalização de Nascentes, criado em 2006. A nascente do condomínio Portal da Serra, no Urbanova (região oeste) recebeu o plantio de cerca de 1350 mudas e vem sendo conservada e monitorada com o apoio da empresa Monsanto e dos alunos da Fundhas Monsanto.
Refloresta
O programa Refloresta será lançado na quarta-feira (28), a partir das 9h, com o plantio simbólico de mudas em uma área de preservação permanente na Obra de Assistência e Promoção Rural Cura D’ars (Estrada do Jaguari, 11.500, Km 11).
O Refloresta está mapeamento as áreas de preservação permanente (APP) do município em áreas públicas e particulares, e analisando o estado de conservação, com o objetivo de direcionar compensações ambientais e gerenciar programas de reflorestamento e preservação dos recursos hídricos.
Fonte: Agora Vale