Vagas e cursos no ensino superior gratuito aumentam em São José dos Campos


Com 440 novas vagas abertas em 2011 e no segundo semestre de 2010, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) aumentaram em 40% as vagas no ensino superior gratuito da cidade de São José dos Campos.

A Unifesp abriu três novos cursos em 2011, com 200 vagas/ano. A Fatec oferecia 200 vagas por semestre, e no segundo semestre do ano passado ampliou para 320 vagas.

No início do ano passado, o município contava com 1.090 vagas/ano em cursos presenciais de instituições de ensino superior gratuito e de reconhecida qualidade de ensino. Hoje são 1.530 vagas/ano. Com a ampliação das vagas na Unifesp, São José dos Campos terá 2.300 alunos cursando universidades e faculdades públicas em 2011. Além da Fatec e Unifesp, a rede pública inclui Unesp, que oferece 80 vagas/ano, e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com 130 vagas/ano.

Os novos cursos da Unifesp oferecidos a partir deste ano são de bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica, todos em período integral. O curso de Ciência e Tecnologia tem duração de três anos.


Após a conclusão do curso de Ciência e Tecnologia, os alunos poderão optar por cursar mais dois anos de Engenharia de Materiais ou de Engenharia Biomédica, segundo o diretor acadêmico do campus, Armando Zeferino Milioni.

A Unifesp também oferece no campus de São José dos Campos os cursos de Ciência da Computação (50 vagas) e Matemática Computacional (50 vagas), no período noturno. As aulas na Unifesp começam no próximo dia 24.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Novo campus

As obras avaliadas em R$ 40 milhões para a construção do novo campus da Unifesp deverão ser iniciadas a partir de março. “O projeto executivo deverá ficar pronto até o final deste mês”, disse Milioni. As novas instalações serão construídas em uma área de 126 mil metros quadrados no Parque Tecnológico, doada pela Prefeitura.


Segundo o diretor acadêmico, também já foi licitada a etapa de pré-qualificação das empresas que concorrerão à execução do projeto executivo. “As empresas já entregaram os envelopes contendo as habilitações, que estão em fase de análise. Também esperamos ter esta etapa concluída até o final de fevereiro”.

A Unifesp está em fase também de ampliação do quadro de docentes e funcionários administrativos. O campus tem atualmente 43 docentes e 25 técnicos administrativos. “Nossa meta é chegar ao final do ano com 83 docentes e 50 técnicos”, disse Milioni.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico