Unifesp cria disque-trote para inibir abusos no campus São José dos Campos


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) criou um serviço de Disque-Trote para coibir eventuais abusos na Semana de Recepção aos Calouros, que ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março nos campus de São Paulo, São José dos Campos, Guarulhos e Diadema e entre os dias 7 e 11 de março nos campus Baixada Santista e Osasco.

Pelo telefone (11) 5576-4244, ramal 207, as pessoas poderão comunicar qualquer tipo de ocorrência durante a recepção dos 2.613 alunos ingressantes no Vestibular 2011.

Também serão desenvolvidos os projetos Quero Rep e Calouro Sem-Teto, que visam o acolhimento de alunos ingressantes pelos veteranos no período de adaptação na instituição. O objetivo é encaminhá-los para repúblicas e moradias de acordo com os interesses e necessidades dos calouros.

Serão realizadas palestras de apresentação da estrutura de cada campus e da instituição em geral, visitas monitoradas às unidades universitárias e palestras temáticas relacionadas aos diversos cursos e respectivos mercados de trabalho.


No Campus São Paulo, o destaque é o Trote Inclusivo, no qual os alunos vivenciarão situações de pessoas portadoras de necessidades especiais. Posteriormente, serão realizadas palestras sobre o tema e visitas monitoradas a instituições assistenciais. Também haverá ações de doação de sangue, cadastro para doação de medula óssea, arrecadação de material didático e de leite em pó para entidades beneficentes e para o Centro de Atendimento da Disciplina de Infectologia Pediátrico da Unifesp, que atende crianças sob risco ou infectadas pelo HIV.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Em Diadema, haverá arrecadação de alimentos, livros de Ensino Médio e de cursos Pré-Vestibular, que serão doados. Também estão sendo programadas ações para o Trote Ambiental, que prevê visitas dos calouros a locais como Jardim Botânico e Zoológico.

Na Baixada Santista, além do Trote Solidário com arrecadação de alimentos, serão realizadas gincanas de integração, oficinas temáticas, dinâmicas de grupo, apresentação de espetáculos culturais, filmes e sarau. Está programada ainda a realização do festival de talentos “Unifesta”, com apresentações dos próprios alunos do campus.

O campus São José dos Campos realizará exposição fotográfica “Uma bicicleta, uma lata e muitas imagens” e a palestra “A Aventura de Pedalar – Planejamento, Motivação e Realização”, com Walter Magalhães, diretor do Clube do Cicloturismo do Brasil. Também ocorrerá aula magna com o professor Dr. Michal Gartenkrault, presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico de São José dos Campos.


Os calouros do campus Guarulhos serão recepcionados com o Concerto de Abertura, a ser realizado no dia 28 de fevereiro, às 20h, no Teatro do campus, com apoio da Secretaria da Cultura do município. Com a colaboração da Atlética, serão realizadas ações de trotes pacíficos, trote-cidadão, festa de confraternização e arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes, além de diversas atividades culturais. Com a colaboração dos Centros Acadêmicos os alunos participarão de debates e programação cultural específica.

Fonte: Agência Estado