Trabalhos que unem as artes visuais à literatura podem ser conferidos na Funarte, a partir do dia 17, na exposição “Marcelo Cipis: rostos a procura de um rosto”. Em cartaz até 19 de dezembro, a mostra tem entrada gratuita e ainda conta com um bate-papo com o curador Tobi Maier e o editor Iuri Pereira (editora Hedra), agendado para o dia 30 de novembro, das 11h às 14h.
O conjunto das obras debate a busca de autenticidade humana em pinturas, animações em vídeo e textos narrativos da arquiteta e escritora paulistana Joana Barossi.
Todos os trabalhos têm em comum a exibição de rostos, emoções e sentimentos. Por meio de traços frágeis e cores potentes, elementos como boca, olhos, nariz e ouvidos assumem expressividades complexas que produzem perguntas e emitem humores. Para narrar estas histórias e as possibilidades de leitura de cada rosto, Joana Barossi criou textos e jogos de palavras em analogia às obras e ao tema.
Para Marcelo Cipis, a seleção de obras exibidas nesta exposição potencializam a união das linguagens da pintura à literatura, trazendo um novo olhar sobre sua produção, pois além de discutir questões relacionadas ao universo da identidade, a exposição estabelece diálogos entre as práticas artísticas em que o artista transita desde 1977.
Selecionada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, a mostra “Marcelo Cipis: rostos a procura de um rosto” se completa com uma série de atividades paralelas e uma publicação com textos do curador Tobi Maier, da escritora Joana Barossi e uma seleção de obras.
Serviço
O que: Marcelo Cipis: rostos a procura de um rosto
Quando:Até 19/12 – Segundas, Terças, Quartas e Quintas das 10:00 às 18:00 e Sextas, Sábados e Domingos das 15:00 às 21:00
Quanto: Nada
Onde: Complexo Cultural Funarte (São Paulo)
Endereço: Alameda Nothman, 1058 – Santa Cecília