Aproximadamente 80 jovens da AEDHA (Associação de Educação do Homem de Amanhã), conhecidos na cidade por guardinhas, reuniram-se na tarde da terça-feira (5/3) com o prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli, na sala Paulo Freire.
Os estagiários, com idade entre 16 e 18 anos, que trabalham nas diversas secretarias da Prefeitura de Salto, tiveram a oportunidade de ouvir e falar sobre os problemas da categoria. Juvenil apresentou a proposta de redução de custeio em 5% e enfatizou a importância do estagiário nos serviços prestados pela gestão pública.
De acordo com o prefeito, os guardinhas que estão com a carga horária de trabalho diário acima do previsto pela Lei do Estágio (11.788/2008), terão sua situação regularizada no prazo de um mês.
Foi anunciado também o remanejamento de alguns jovens que estão trabalhando em lugares insalubres e proibidos pela lei, como na GCM (Guarda Municipal) e em algumas áreas da saúde.
“Os guardinhas que atuam na Prefeitura, habitualmente recebem 13º salário, mas não têm férias. Porém, a lei não exige o pagamento de abono, mas o gozo de férias, de preferência no período de recesso escolar. Não será possível, dar férias a todos no mesmo tempo, mas nós iremos nos adequar a isso”, explicou Juvenil. Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Administração trocará o pagamento de abono salarial pelas férias remuneradas. Uma escala será feita para contemplar, em média, sete estagiários por mês.
Em relação ao transporte na cidade de Salto, Juvenil explicou que a lei federal já contempla esse benefício a ser pago pelo empregador. Porém, no contrato firmado entre a AEDHA e a Prefeitura não estava previsto tal benefício. “É necessário que essa lei passe por aprovação na Câmara Municipal. É uma melhoria a longo prazo, mas que será realizada”.
Assédio moral, sexual e, drogas também foram abordadas na reunião. O prefeito pediu para que os jovens procurem a coordenadora de estágio da AEDHA, Silvana Quartaroli, para relatar qualquer tipo de problemas que tenham dentro ou fora do serviço. “Se souberem de algum amigo que está enfrentando problemas com drogas, não tenham receio de contar. Amigo que é amigo ajuda o outro nesses momentos”, finalizou Juvenil.
Fonte: Prefeitura Salto