A Conferência Regional do Meio Ambiente – Alto Tietê Cabeceiras, que vem sendo realizada desde o dia 3 de agosto, terá uma reunião de trabalho em Mogi das Cruzes neste sábado (10/08), das 13h às 19h, na Câmara Municipal (avenida Narciso Yague Guimarães, 381 – Centro). Será o quarto e último encontro entre representantes das Prefeituras de Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Biritiba Mirim, além de representantes de entidades ambientais e cidadãos. O evento regional é preparatório para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e também procura estimular a participação do setor privado e sociedade civil no debate do tema.
A secretária-adjunta do Verde, Lucila Manzatti, lembra que nesta quinta-feira (08/08) foi realizada a reunião em Arujá. Na quarta-feira, o encontro de trabalho ocorreu em Biritiba Mirim e, no sábado passado, dia 3 de agosto, houve o debate em Ferraz de Vasconcelos, que abriu a Conferência. Quatro eixos temáticos fazem parte do debate: educação ambiental, produção e consumo sustentável, impactos ambientais e emprego, trabalho e geração de renda.
“As discussões têm sido muito produtivas, na medida em que as cidades estão trocando idéias e experiências. Além disso, a participação da população é aberta e as pessoas também vêm dando contribuições importantes. Esperamos que os mogianos também participem da Conferência e ajudem com sugestões, afinal trata-se de um processo que é construído de forma democrática e plural”, explica Lucila.
Os debates realizados nas cidades também definirão ações prioritárias e responsabilidades. Serão também eleitos os delegados para a etapa estadual, onde haverá novas discussões – incorporando as ações realizadas nos municípios – e a definição dos delegados para a Etapa Nacional, que acontecerá em Brasília, de 24 a 27 de outubro de 2013.
Em Mogi das Cruzes, duas importantes ações diretamente ligadas à destinação correta de resíduos sólidos foram colocadas em prática este ano. A primeira foi a apresentação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. O documento traçou um perfil da situação do lixo no município e foi discutido de forma plural com a sociedade. Foram realizadas apresentações ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e uma audiência pública, que ocorreu na abertura da Semana do Meio Ambiente.
Outra iniciativa é o Programa Recicla Mogi. Lançada no dia 5 de junho deste ano, a ação iniciou a coleta de lixo no dia 7 nos bairros Jardim Maricá, Rodeio, Ponte Grande, Jardim Aracy, Residencial Itapety e Aruã e já foi responsável por um aumento de 59% na coleta de material. O Recicla Mogi distribuiu 40 mil sacos de lixo transparentes para estimular a separação entre material seco e úmido, o que agradou os moradores e se refletiu nos números.
Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes