PAT Rio Claro visita comércio por vagas temporárias de final de ano


Preparado para dar suporte aos candidatos a emprego que têm no período das festas natalinas boas chances de conseguirem vagas temporárias, o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro, iniciou na última quinta-feira, 18, uma abordagem direta aos comerciantes da área central da cidade. O objetivo do trabalho é informar sobre os serviços oferecidos pelo PAT, notadamente sobre o cadastro de candidatos, que permite o encaminhamento rápido destes para as vagas.

“Nossa intenção é esclarecer quanto aos nossos serviços e já aproveitar para prospectar com os comerciantes qual a necessidade de mão de obra temporária que eles terão para o período natalino”, explica a supervisora do posto local, Tatiane Leme Faustino. Segundo ela, o trabalho em campo envolve cinco funcionários do PAT Rio Claro e deverá visitar 70 empresas até a próxima terça-feira, 23 de outubro.

“A acolhida que temos tido junto ao comércio é excelente, mas deixa evidente que os lojistas ainda não conhecem bem nossos serviços, que podem ser muito úteis a eles”, afirma Tatiane. “Por outro lado, transformamos esse desconhecimento numa oportunidade valiosa para detalhar como funciona o nosso atendimento, nosso cadastro, nosso sistema de encaminhamento às vagas e tudo o mais que podemos disponibilizar ao empregador e a quem procura emprego, especialmente” acrescenta.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Na avaliação da supervisora local do PAT, o período natalino deve gerar a contratação de centenas de trabalhadores temporários. “Só nas 70 lojas que estamos visitando a perspectiva inicial é de que serão geradas 100 vagas temporárias, mas esse número não inclui as demandas do shopping center da cidade e também de certos setores da indústria que tendem a aumentar a produção nesta época, sem falar no segmento de serviços” observa. O preenchimento dessas vagas temporária começa, geralmente, no final de outubro e início de novembro.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Rio Claro, Neuzeli Domingos de Morais, a quem o PAT está subordinado, a proximidade entre o órgão e as empresas deve ser vista como facilitadora no processo de contratação de recursos humanos no município. “O encaminhamento de um candidato cadastrado no PAT já significa que este tem o perfil igual ou bem próximo ao do solicitado pelo empregador. Ou seja, trata-se de um filtro prévio, aliás, bem feito, que reduz o tempo para o preenchimento de uma vaga e coloca o profissional certo no lugar certo”, destaca. A secretária argumenta, ainda, que um percentual bastante razoável dos empregos temporários acaba resultando em emprego fixo.

Fonte: Canal Rio Claro