No final da manhã desta quarta-feira (17), às 11 horas, Rio Claro vai sediar a largada da quarta etapa do 9º Tour do Brasil/Volta Ciclística do Estado de São Paulo, na Avenida Visconde do Rio Claro, em frente ao Espaço Livre.
A equipe de ciclismo Velo/Seme Rio Claro estará presente na prova, cujo percurso é de aproximadamente 180 quilômetros, até a cidade de Sorocaba.
Esta é a terceira vez consecutiva que a cidade recebe o evento. Pela manhã, o trânsito no local destinado à concentração e largada da prova estará interditado a partir das 8h30. Os condutores e pedestres devem ficar atentos, pois dentro do município o trajeto da etapa subirá a Avenida 12, passará pela Rua 4, no Centro, e seguirá até a saída de Rio Claro pela Avenida Presidente Kennedy. Nos anos anteriores, a concentração e largada foram na Praça da Boa Morte, na Rua 10, entre as avenidas 7 e 9.
A equipe rio-clarense, motivada pela representação da cidade no evento e pela torcida, encara a disputa com mais afinco.
“Temos uma responsabilidade por representarmos uma das cidades-sede e a torcida é muito positiva. As pessoas comparecem para ver a largada e isso acaba motivando ainda mais os atletas. Minha expectativa é terminarmos pelo menos com um atleta entre os 10 primeiros colocados e buscar a sexta colocação na classificação geral”, comenta Walter Hohne Junior, técnico da equipe.
Em 2010, quando participou pela primeira vez da Volta Ciclística, o time rio-clarense ficou em sétimo lugar na classificação final por equipes e, em 2011, em nono. Com os resultados de momento, a Velo/Seme Rio Claro está em oitavo lugar.
“Estes resultados mostram que a equipe está evoluindo cada vez mais, deixando uma boa perspectiva para o futuro”, finaliza.
Na última terça-feira (16), a equipe de Rio Claro participou da prova de contra-relógio, considerada a terceira etapa do evento.
Os ciclistas percorreram 23 quilômetros no Parque Eco-Esportivo Damha, na cidade de São Carlos.
O atleta Renato Ruiz foi o mais rápido do time rio-clarense, completando a prova em 31 minutos e 8 segundos, ficando na 19ª posição. William Chiarello (Sub-23) fez o segundo melhor tempo da equipe, chegando em 42º lugar com o tempo de 32 minutos e 21 segundos, seguido por Halysson Ferreira, que foi o 59º, com 33 minutos e 21 segundos.
Luan da Mata (Sub-23) foi o 76º, com 34 minutos. Nelson Correa Junior foi o 100º, com 35 minutos e 8 segundos, Weslen Oliveira foi o 103º, com 35 minutos e 13 segundos, Gustavo Costa foi o 105º, 35 minutos e 27 segundos e, por fim, Eliel Balbino terminou na 120ª colocação, com 36 minutos e 3 segundos.
Na segunda etapa do Tour, de Bauru a São Carlos, disputada na segunda-feira (15), as equipes percorreram aproximadamente 178,6 quilômetros. Halysson Ferreira foi campeão com a marca de 4 horas 3 minutos e 39 segundos, seguido por Gustavo Costa 36º, Renato Ruiz 41º, Willian Chiarello (Sub-23) 46º e Nelson Correa Junior 73º, todos com o tempo de 4 horas 34 minutos e 7 segundos.
Já o atleta Weslen Oliveira conseguiu o 78º lugar e Luan da Mata (Sub-23) o 83º, ambos com a marca de 4 horas 35 minutos e 8 segundos. Eliel Balbino obteve o 105º lugar com o tempo de 4 horas, 35 minutos e 27 segundos.
Fonte: Jc Rio Claro