O Município de Rio Claro está formalmente autorizado a fazer um diagnóstico ambiental, que também apontará as ações que devem ser desencadeadas futuramente para equacionar problemas atuais relacionados com a questão.
Convênio neste sentido foi assinado na última quinta-feira, 5, na Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, em solenidade da qual participaram o prefeito Du Altimari, o coordenador da área de Recursos Hídricos daquela pasta estadual, Walter Tesch e o diretor Miguel Milinski, da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) que na ocasião representou o secretário Milton Machado Luz.
O convênio, no montante de R$ 380 mil, está vinculado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e as verbas são liberadas a fundo perdido para a Prefeitura de Rio Claro, que participa com contrapartida de R$ 95 mil. Caberá a uma empresa especializada levar o cabo o trabalho previsto.
Segundo Milinski, o diagnóstico vai resultar num georreferenciamento completo da situação, mostrando a localização precisa de cada ponto, inclusive das nascentes. O dinheiro a ser aplicado ficará sob a responsabilidade do Banco do Brasil, que é o agente financeiro da operação.
A Prefeitura de Rio Claro deverá, agora, deverá preparar a licitação para selecionar a empresa que cuidará da realização do diagnóstico ambiental.
Fonte: Jc Rio Claro