Pela primeira vez foi identificado em Rio Claro a presença do vírus tipo 4 da dengue. A informação é da Vigilância Epidemiológica do município, a partir dos resultados dos exames de isolamento viral colhidos neste ano.
“É uma notícia que reforça a necessidade da comunidade intensificar o combate ao mosquito transmissor eliminando qualquer tipo de criadouros”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivana Freschi de Souza, salientando que é fundamental manter alerta total contra o Aedes aegypti mesmo com a queda considerável de casos que o município apresenta até aqui (71 casos) em relação ao mesmo período do ano passado (480 casos).
Ivana Freschi de Souza explica que o isolamento viral só é possível quando o sangue do paciente é colhido até o terceiro dia de sintoma. Realiza-se então o exame de NS1 e, se for positivo, o sangue é encaminhado para PCR, onde ocorre o isolamento viral. “A sensibilidade das equipes em averiguar as suspeitas é um dos principais fatores que possibilitam essa identificação”, destaca.
Os resultados, recebidos do instituto Adolfo Lutz na segunda-feira, contêm nove exames diagnosticando o vírus 4 e um exame diagnosticando o vírus 2. São todos casos autóctones.
Muitos municípios ainda não conseguiram, neste ano, isolar o vírus circulando entre a população. “É preciso destacar o trabalho de todos os profissionais envolvidos no processo de identificação, em especial a equipe de enfermagem do PA do Cervezão e os técnicos do laboratório municipal, que encaminharam as amostras adequadamente para o Instituto Adolpho Lutz realizar os exames”, enfatiza Ivana Freschi de Souza, reiterando o apelo para que a comunidade participe ativamente do combate à dengue.
Fonte: Portal Novidade