Empresários italianos visitam Rio Claro ‎


Empresários italianos estiveram na cidade de Rio Claro na última sexta-feira, 30, prospectando a possibilidade de investir no município. Giuseppe Stellini e Giovanni Minguelli, do Gruppo Fontana, acompanhados pelos brasileiros Vagner Augusto Dauanzo – também da Fontana – e Bruno Aloi, da Camera di Commercio di Milano, que fez as vezes de tradutor, avistaram-se com o prefeito Du Altimari e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, João Zaine. Os italianos apresentaram-se em companhia de João Roberto Barbosa, analista de projetos da Investe São Paulo, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

Recepcionados também pelos vereadores Maria do Carmo Guilherme e Julinho Lopes, a representação visitante tomou nota de todas as informações disponibilizadas, boa parte delas colhida de um vídeo institucional, produzido pela Secretariam de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, que fornece dados gerais e atualizados sobre a infraestrutura do município, índices econômicos, de qualidade de vida, educação, saúde, saneamento básico e outros. A apresentação do vídeo foi complementada pelo secretário Zaine, que acrescentou dados pertinentes aos temas tratados no audiovisual. Igor Penteado, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município esteve presente na recepção aos italianos.

Ao tratar com os visitantes, o prefeito Du Altimari reforçou a imagem de um município bem localizado geograficamente, destacando a proximidade com o principal centro econômico do país, São Paulo, a facilidade de acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a curta distância que separa a cidade da hidrovia Tietê-Paraná e a excelência das ligações rodoferroviárias. Assinalou, também, a forte vocação desenvolvimentista do município, que ocupa a 34ª posição entre as economias paulistas, situação muito confortável considerando que o estado se mantém na dianteira em relação aos demais membros da federação.

Os empresários italianos foram informados sobre o pioneirismo do município no uso de energia elétrica, na abolição do trabalho escravo, aspectos que identificam perfeitamente o viés progressista da cidade, hoje listada entre as melhores cidades do país para se fazer carreira e sede de algumas das mais avançadas indústrias brasileiras, inclusive apontadas como geradoras dos melhores empregos.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

“No âmbito do ensino e, notadamente, da graduação e pós-graduação, fator essencial à formação dos melhores profissionais, Rio Claro tem um perfil que rivaliza em qualidade e pesquisa como as melhores instituições do país, além de estar inserida numa região muito bem servida de universidades públicas e privadas”, explicou Zaine.

Embora ainda em fase de sondagens iniciais para fins de investimentos, os visitantes italianos assinalaram a ótima impressão que tiveram de Rio Claro. A Altimari e Zaine, os empresários confidenciaram que a proposta de investir no Brasil foi indicada pelos próprios clientes do grupo, que evidentemente estão bem informados sobre as tendências do mercado mundial e quanto aos países mais seguros para alojar seus projetos de expansão.

Fonte: Jornal Na Net