O posto municipal de Defesa Agropecuária continua em funcionamento na cidade Rio Claro. A unidade permite que a prefeitura fique mais próxima dos produtores rurais no setor da pecuária.
O posto está ligado à secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado.
Com o posto no município, além de dispor de outros serviços, o produtor rural pode obter a GTA (Guia de Trânsito Animal).
O documento é exigido para regularizar o transporte de gado, seja leiteiro ou de corte, e só é fornecido se o animal estiver com a vacinação em dia. Torna-se possível então realizar o deslocamento de bovinos, equídeos, suídeos, ovinos, caprinos e aves comerciais para venda, abate, cria, recria, engorda, participação em leilões, cavalgadas, exposições em Rio Claro e cidades do estado do Rio.
O serviço oferecido na própria cidade beneficia criadores que podem emitir a guia sem se deslocar até Piraí, como era feito antigamente.
A GTA também é importante para o produtor estar regularizado, evitando problemas em fiscalizações.
O posto de Defesa Agropecuária fica localizado na Avenida João Batista Portugal, 367, Centro, nas dependências da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.
O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Diário do Vale