Após aprovação para captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Clube das Arcadas foi oficialmente apresentado. Fruto de uma iniciativa privada conjunta da Associação Complexo Esportivo-Cultural XI de Agosto – composta por representantes do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Associação Atlética e da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP – o complexo substituirá as instalações do Campo do XI de Agosto, no Ibirapuera.
Os planos incluem um edifício de três andares, quadras poliesportivas e de tênis e uma piscina. Também constam um teatro de 480 lugares, um estacionamento de 900 vagas, uma academia de ginástica e um centro comercial.
O terreno, doado ao C.A. pelo governo do ex-aluno Jânio Quadros em 1955, abriga um campo de futebol e um pequeno conjunto de quadras e salões. Uma lanchonete e um estacionamento funcionam em área alugada. Além das atividades esportivas praticadas pelos alunos da Unidade, o Campo do XI é palco do projeto social Bandeirantes doRugby, que atende mais de 100 crianças da favela guia Paraisópolis.
Sem mensalidade
Mesmo com a comunidade franciscana como público-alvo, o Clube não será restrito. “Se algum morador da região quiser se tornar associado, não vamos barrar”, explica José Carlos Madia, responsável pela administração do empreendimento.
Madia desmente a venda de títulos: a idéia é que alunos matriculados utilizem as dependências sem nenhum custo e ex-alunos, professores e funcionários paguem taxas ainda não estabelecidas, mas “acessíveis”.
Fonte: Jornal do Campus