A prefeitura, acaba de receber a notícia da liberação da primeira parcela de recursos já depositados, por parte do Ministério da Saúde, do Governo Federal, para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde – UBS´s.
A verba total, no valor de R$ 1.024 milhão, deverá ser destinada exclusivamente para a construção das unidades, que contará também com a contrapartida da prefeitura cujos recursos deverão constar na previsão orçamentária de 2014.
Uma das unidades, segundo o prefeito, deverá ser implantada no Jardim Pereira, para atender a população daquele bairro e proximidades. A outra UBS deverá ser construída em uma parte da área recentemente adquirida pela prefeitura, no Jardim Celeste, objetivando atender a demanda daquela localidade e bairros adjacentes. “A previsão de término das obras é para 2014”, revelou o chefe do Executivo.
“Uma unidade de 700 m² prevê duas equipes do programa saúde da família (cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários para atender cerca de mil famílias) ou uma equipe da atenção básica (dois pediatras, dois clínicos e dois ginecologistas/obstetras)”, disse o secretário de Saúde do município.
Segundo o secretário, a rede de Saúde do município é a mesma de 25 anos atrás. “A última grande reforma realizada nas unidades da cidade ocorreram há 16 anos, quando o prefeito promoveu a construção de um anexo na unidade de Mairiporã e um ambulatório na unidade de Terra Preta”, alertou.
A forma silenciosa de trabalho do chefe do Executivo, que só anuncia os avanços depois de tê-los conquistado, tem a ver com as tentativas de frustrá-los por parte de alguns atores do cenário político estadual e federal.
O prefeito, que tem a Saúde como uma de suas prioridades administrativas, relatou que para melhorar o atendimento prestado à população é necessário inverter o modelo atual, investindo na prevenção das doenças. “A construção dessas duas unidades deverão melhorar significativamente a Saúde local, já que elas atenderão uma grande parcela da população, diminuindo, assim, o sofrimento do nosso povo”, completou o prefeito.