Joinville recebe exposição de Ademar Cesar


Desde terça-feira, 16, o artista plástico Ademar Cesar apresenta suas obras na exposição “Luz, Cor e Sombra”, no Shopping Cidade das Flores. Nas telas que poderão ser vistas até o dia 27 de abril o artista buscou evidenciar o equilíbrio entre a luz, a cor e a sombra nas pinturas a óleo e também o contraste harmônico entre a luz e a sombra nos desenhos em grafite sobre papel. “É imprescindível encontrar a harmonia perfeita entre estes três principais efeitos num trabalho de desenho e pintura”, explica Ademar Cesar.

Segundo ele, a luz tem a função de atrair, já que é sedutora. A cor passa o sentimento da obra, podendo ser de natureza alegre ou depressiva. “A sombra é o equilíbrio, tem a função de atenuar os excessos cometidos pela luz e pela cor”, completa. O artista plástico na cidade de Joinville irá expor 12 obras com tamanhos e temas variados, como pessoas, paisagens, casarios antigos e muito mais. Os valores variam entre R$ 450 e R$ 1 mil.

Durante a abertura da exposição, marcada para as 19h30 de hoje, haverá apresentação de capoeira e teatro, distribuição de lista telefônica, além de um sorteio que dará direito a um curso de photoshop ou de games. Mais quatro cursos serão sorteados até o fim da exposição, marcada para 27 de abril, além de uma obra do artista no último dia.

Com dezenas de exposições individuais e coletivas em Joinville e região e publicações em revistas nacionais, selos personalizados e capas de listas telefônicas, o artista autodidata tem um modo de produção bastante tradicional ao usar de pincéis e tintas, por meio de uma simples técnica de pintura a óleo sobre tela.


Serviço

O quê: exposição “Luz, Cor e Sombra” de Ademar Cesar

Quando: até 27 de abril, das 10h às 22h

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Onde: praça de eventos do Shopping Cidade das Flores


Quanto: gratuito

Artista conta agora com sede própria

O Instituto Cultural Ademar Cesar conta, desde sábado, com uma sede própria na rua Benjamin Constant, 3.870, no bairro Costa e Silva, Joinville, Estado de SC. O projeto foi criado para promover a cultura com aulas e oficinas em ambientes que a arte não é frequente, principalmente entre os mais pobres. “Nosso objetivo é democratizar a cultura, disseminando assistência social, cidadania e direitos humanos, capacitando voluntários e incentivando profissionais a praticarem atos solidários”, afirma Ademar.

A inauguração do espaço não poderia ser diferente: teve exposições de arte, apresentações culturais e bazar. O projeto atende atualmente a 50 pessoas com deficiência física e mental que participam de aulas de dança e arte. Segundo Ademar, o “Arte Eficiente” ensina técnicas de pintura para pessoas com deficiência física fazendo com que estas pessoas tenham a autoestima elevada.

O Instituto Cultural também oferecer aulas de computação e música para alunos de escolas públicas. Quem quiser saber mais sobre o instituto pode ligar a coordenadora Jane dos Santos pelo telefone  9958-4675. O artista desenvolve outro projeto social, o “Vida Ambiente”, que conscientiza crianças e adolescentes sobre preservação, usando a arte como ferramenta de estímulo.

Fonte: Notícias do Dia