Casa Heloísa Alberto Torres abriga exposição de miniaturas em Itaboraí


A Fundação Cultura de Itaboraí (FCI), por meio da Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), abre suas portas para a exposição de miniaturas do artista Vicente Mendonça. A mostra, gratuita, vai até o dia 8 de novembro, podendo ser visitada de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Com 20 anos de dedicação diária e um acervo de aproximadamente 3 mil peças, Vicente Mendonça, 52 anos, modela suas miniaturas milimetricamente em materiais como madeira, ferro e plástico, utilizando ferramentas como estilete, lixa e alicate. Suas obras têm medidas que variam entre 2 milímetros e 5 centímetros.

Um de seus trabalhos mais minuciosos conquistou uma posição no Rank Brasil – Livro Nacional dos Recordes de 2004, como menor maquete de quadra de vôlei do país, sendo construída na cabeça de um alfinete, com 2 mm x 1mm.

O recordista conta que já criou réplicas de pontos turísticos, entre eles, o Maracanã, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar; de fatos históricos, como as Torres Gêmeas sendo atingidas pelos aviões, e até de utensílios domésticos, entre faquinhas, colheres e enxadas.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Segundo o presidente da FCI, Cláudio Rogério Dutra, a Fundação tem procurado dar oportunidades aos artistas locais, oferecendo, sempre que possível, apoio na divulgação de seus trabalhos.

A Casa Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 303, Centro. Mais informações pelo telefone 3639-2022.

Serviço:
O que: Exposição de miniaturas do artista Vicente Mendonça
Local: Casa Heloísa Alberto Torres
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 303
Quando: Até 8 de novembro
Valor: Gratuito