Itaboraí abre inscrições para o Curso de Formação de Educação de Jovens, Adultos e Idosos


A prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), está com inscrições abertas até o dia 24 de setembro, para o Curso de Formação de Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidade. As aulas online, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), começam no dia 26 de outubro.

O curso de extensão gratuito é destinado aos professores da rede municipal, estadual ou alfabetizadores populares que atuem no programa Brasil Alfabetizado de todo o país, sendo exigida apenas a formação mínima do ensino médio. As aulas serão semipresenciais, e o curso terá a duração de 180h, sendo 120h a distância e 60h presenciais. Ao final, o participante que obtiver 75% de frequência receberá o certificado de conclusão. Os locais das aulas presenciais serão definidos ao longo do curso, podendo ser realizadas em Itaboraí ou no Campus da UFF, em Niterói.

Segundo o assessor pedagógico da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Semec, Henrique dos Santos, esta capacitação faz com que o professor da EJA tenha formação na área da diversidade, tendo em vista que, na graduação, poucos professores têm acesso às disciplinas específicas que tratam a Educação de Jovens e Adultos.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


O curso foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), com a plataforma do educador Paulo Freire, tendo, como metodologia, a missão de contribuir para a qualificação dos profissionais da EJA. Assim, fomentando a formação de educadores aptos a trabalhar sob a perspectiva de educação contextualizada, possibilita a compreensão mais ampla da diversidade dos sujeitos envolvidos nos processos educativos, levando em conta suas determinações de classe, gênero, raça, etnia e idade.

Ainda segundo Santos, já no próximo ano, também em parceria com a UFF, um curso de extensão para profissionais da EJA de Itaboraí será oferecido gratuitamente, com abordagens sobre as questões específicas da atual conjuntura socioeconômica da cidade.