Na última quarta-feira (24), uma equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) esteve no calçadão ao lado da Igreja Matriz para alertar a população a respeito dos perigos das doenças e acidentes que podem acontecer no trabalho.
Foram distribuídos informativos sobre o perigo das enfermidades mortais causadas pelo amianto e acerca do assédio moral no trabalho. A atividade foi realizada para lembrar do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
A data em memória às vítimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países. O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e a saúde na cidade de Franco da Rocha. No Brasil, em maio de 2005, a data foi instituída como o Dia Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121/2005.
Fonte: Prefeitura Franco da Rocha