A ação integrada entre órgãos de segurança pública, realizada em Franca na noite de sexta-feira e madrugada do último sábado, flagrou 13 pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool. As operações foram realizadas nas avenidas das Seringueiras, no Residencial Amazonas, e Santos Dumont, no bairro São Joaquim. As polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, o Corpo de Bombeiros, IML (Instituto Médico Legal) e Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) participaram da ação conjunta.
Dos 224 condutores que fizeram o teste do bafômetro, cinco responderão por crime de trânsito porque apresentaram índice superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Em caso de condenação, poderão pegar até três anos de prisão. Esses motoristas, além da multa de R$ 1.915, recebem sete pontos na carteira de habilitação e respondem a processo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Outros oito condutores autuados por embriaguez apresentaram índices de até 0,33 e receberam as penalidades administrativas (multa, pontos na carteira e processo para suspensão do direito de dirigir), ficando livres do processo criminal.
Lançado em fevereiro deste ano, o programa tem como objetivo reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando condutores sobre o perigo entre álcool, drogas e direção. O evento acontece, semanalmente, em diferentes cidades do Estado e em São Paulo. Desde sua instituição, nas 19 cidades onde esteve, o programa aplicou 5.596 testes. Ao todo, 433 pessoas foram multadas e outras 79 presas por dirigirem bêbadas. Seis condutores foram flagrados sob efeito de outras drogas.
Motoristas abordados nas blitze e que têm resultado zero recebem um kit com folder explicativo, bafômetro descartável, porta-lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta. No final do ano, a operação deve voltar a Franca.
Fonte: Portal GCN