A referência da cidade Franca no sistema de saneamento básico fez com que a Sabesp certificasse ontem 31 profissionais, entre brasileiros e estrangeiros, que participaram da 12ª edição do Curso Internacional de Técnicas em Tratamento de Esgotos Domésticos. O treinamento é oferecido em parceria entre a Jica (Agência Internacional de Cooperação do Japão, na sigla em inglês), órgão do governo japonês, e a ABC (Agência Brasileira de Cooperação), do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.
Recebendo engenheiros e técnicos ambientais da Colômbia, Paraguai, Peru, República Dominicana, Costa Rica e Angola, o curso de 22 dias de duração é realizado anualmente com o objetivo de compartilhar experiências entre os profissionais da Sabesp em Franca e responsáveis por obras de saneamento dos países participantes.
As aulas teóricas e práticas do treinamento, financiado pelo governo japonês e ministrado por profissionais brasileiros, contribuem para o avanço do saneamento de países que precisam de investimentos no setor. “As tecnologias para tratamento de esgoto são determinantes para a redução da mortalidade infantil e melhorias nas condições de saúde da população”, ressaltou o superintendente da unidade de negócio Pardo e Grande da Sabesp, Gilson Mendonça.
A profissional Zuela Capilo, engenheira civil em Angola e especializada em análise e avaliação de projetos de saneamento, comentou a difícil situação de tratamento de efluentes no país africano, que há menos de uma década vivia uma guerra civil e ainda sofre com problemas em infraestrutura. “Atualmente todos os efluentes são jogados no mar sem nenhum tratamento. Somente agora é que estamos elaborando projetos para construção de estações de tratamento. Aprendi muita coisa e precisamos começar pelo básico”, destacou Zuela.
Os peruanos Cesar Paniagua e Roberto Lopez comentaram a importância da troca de experiências entre os países e a eficiência do saneamento em Franca. “É uma cidade com população próxima à de Cuzco (Peru), considerada de grande porte para ter tamanha tecnologia”, disse Lopez.
Fonte: Portal GCN