As obras da Via Perimetral de Ferraz de Vasconcelos, que ficam na Avenida José do Patrocínio, no bairro Vila Mariana, foram retomadas na semana passada. Sua primeira fase, que prevê a remoção de entulhos e detritos, deverá ser finalizada até o final desta semana.
A ação faz parte de um antigo projeto da prefeitura, que asfaltará a via até a divisa com a cidade de São Paulo. O principal objetivo é dar agilidade aos motoristas que quiserem acessar a capital por meio do bairro paulistano de Guaianases, que faz divisa com o bairro ferrazense Vila Mariana. O acesso também é utilizado por motoristas de outras cidades do Alto Tietê que tem como destino a capital.
Na semana passada os funcionários estavam ajustando e implantando as sarjetas ao lado do muro da linha de trens. Eles estimaram que essa instalação deve levar cerca de 15 dias e, após isto, a cobertura asfáltica já poderá ser iniciada.
Os moradores do local aprovam, desde já, a ação da prefeitura. Segundo a moradora Dilma Alves Faustino, de 56 anos, que reside ali há mais de 35 anos, a ansiedade para ver a obra concluída é grande. “Será mais fácil chegar a Suzano, e vir de Suzano até aqui, sem falar na beleza aqui do lugar”, declarou.
O secretário municipal de Habitação, Geraldo Siqueira, disse que 30 famílias que viviam em área irregular em cima e às margens do córrego Vila Mariana, em frente à Perimetral ferrazense, foram removidas do local. Entretanto, existem ainda aproximadamente 90, que serão retiradas de lá até o final de março. Todas as famílias serão incluídas em programas de renda e habitação, como o aluguel social oferecido pela prefeitura de Ferraz, a fim de encontrarem e locarem uma nova residência.
O montante está incluso num pacote de recursos da ordem de 18 milhões de reais, que será destinado, também, para a canalização dos córregos Vila Mariana e Vila Romanópolis, o repasse será feito por meio da Caixa Econômica Federal, que também é responsável pela fiscalização do andamento das obras. Geraldo Siqueira também falou sobre aprovações finais que a prefeitura está aguardando do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), para então prosseguir com o plano das canalizações.
Fonte: Secom Ferraz de Vasconcelos