A Câmara Municipal da cidade Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeira discussão o projeto de lei complementar que autoriza o Prefeitura Municipal a firmar contrato de concessão de direito real de uso de uma área pública com a iniciativa privada objetivando a construção de um shopping center, na Vila Romanópolis. A votação da matéria de autoria do Poder Executivo ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 12.
Para os vereadores de um modo geral, o futuro empreendimento comercial vai contribuir para aumentar a geração de empregos e de renda no município, ou seja, irá alavancar a economia local. Além disso, eles destacam que a construção do shopping center deverá melhorar a autoestima dos moradores. Os parlamentares calculam que somente nas obras poderão ser criados cerca de 1,8 mil empregos diretos.
A concessão da área pública medindo mais de 32 mil metros quadrados, na Avenida Jânio Quadros, 51, onde, hoje, funciona o Complexo Poliesportivo Gothard Kaesemodel Júnior terá a validade de 99 anos. A obra poderá começar nos próximos meses, já que, o processo de licitação para escolher a empresa vencedora está em estado adiantado. O empreendimento comercial está orçado R$70 milhões.
Para compensar a doação do terreno, o grupo privado ganhador deverá construir uma área de lazer, incluindo um campo de futebol em tamanho oficial na região do Cambiri. A contrapartida abrange ainda a instalação de um Centro de Educação Infantil (CEI) com capacidade para atender, no mínimo, 100 crianças. O consórcio ficará encarregado também de providenciar todas as licenças ambientais das obras.
Fonte: Câmara de Ferraz de Vasconcelos