Projeto ‘Vivendo em Arte’ forma artistas em Ferraz de Vasconcelos


Além de ser responsável por um local que garante a segurança para milhares de pessoas, o delegado da cidade Ferraz de Vasconcelos, Wagner Lombisani, mantém em sua delegacia um espaço cultural e artístico que está sempre à disposição dos cidadãos.

No ano de 1990 foi constatado que o delegado Wagner estava com problemas cardíacos. Foi então que sue médico recomendou que, para auxiliar e acelerar o tratamento, ele praticasse alguma atividade que fugisse da rotina policial. Ele escolheu a pintura. O sentimento pelas artes foi tão grande, que em 2001 Lombisani ingressou na graduação em Artes Plásticas, que concluiu em 2005.

Depois disso, com um de seus colegas de faculdade, abriu um ateliê em frente à delegacia que trabalhava na época, na cidade de Carapicuiba, e iniciou o projeto ‘Arte na Segurança Pública’, que era um embrião do projeto ‘Vivendo Em Arte’, que desde sua vinda para Ferraz é ministrado no município.

“São obras que colorem as paredes cinza e humanizam as delegacias”, ressaltou Wagner Lombisani quando falava da fato de inserir as artes em um ambiente pesado e de rotina carregada, como são nas delegacias e carceragens. Hoje, em Ferraz, o espaço onde havia duas celas é utilizado como um ateliê onde mais de 80 crianças e adolescentes participam de oficinas e cursos voltados às artes plásticas. Dentre as especialidades, estão a pintura óleo sobre tela, pintura acrílica e efeitos em relevo, todos com aulas teóricas e práticas. Além do próprio delegado, a professora Liz Meire Filbhieh – graduada em Licenciatura Plena em Artes Visuais – conduz os alunos nos cursos artísticos.


Os pincéis, tintas, telas e todo o material para as pinturas é fruto de uma doação da empresa Acrilex. Com grande nome no mercado desde sua fundação, em 1964, Dr. Wagner foi atrás da empresa porque sabia que a Acrilex se preocupa com a formação artística, social e intelectual das pessoas. E, para o crescimento do Vivendo Em Arte, a parceria entre a delegacia de Ferraz e a Acrilex rende ótimos frutos à sociedade. Outra grande parceira deste projeto é a prefeitura de Ferraz, que está sempre à disposição do delegado para organizar mostras e exposições das obras criadas em seu ateliê.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Também parte de suas ações sociais, Dr. Wagner trouxe ao seu local de trabalho o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Inteiramente gratuito, este curso já formou centenas de jovens. Segundo a professora, Tatiani Mantovani de Oliveira, aprender Libras é muito importante para que haja, cada vez mais, uma relação de igualdade entre as pessoas, fazendo com que as pessoas com dificuldades auditivas e vocais se comuniquem normalmente e sejam compreendidas com facilidade.

Para o delegado Lombisani, em seus momentos únicos e pessoais, os indivíduos que estão em contato com as artes proporcionam um resgate da alto-estima e de sua confiança, mantendo o equilíbrio emocional e um melhor convívio social. Ele afirmou também que, dentro das artes plásticas, a pintura óleo sobre tela é a mais recomendada nos tratamentos de distúrbios psicológicos e emocionais, proporcionando reflexão, ação e projeção.

“A coisa mais gratificante é ver a paixão que nossos alunos começam a ter pelas artes. Sinto-me como eles, porque passei exatamente pela mesma coisa, e essa paixão virou um amor incondicional. Todos vêm aqui por vontade própria. Infelizmente, não dispomos de nenhuma bolsa ou algo que vá além do certificado. Entretanto, vemos que as crianças saem felizes da delegacia, pois estão aprendendo um ofício nobre: a pintura”, declarou Dr. Wagner Lombisani, que ainda acrescentou que “É mais do que apenas ensinar, é aprender com eles e trocar vivências. E tudo isso é expresso em nossas obras”.


Fonte: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos