Durante toda a última quarta-feira, 10, professores e supervisores da secretaria municipal de Educação da cidade Ferraz de Vasconcelos reuniram-se na escola municipal Prefeito Ângelo Castelo para mostrarem os positivos resultados de seus trabalhos ministrados nas Salas de Apoio Educacional (SAE). Presentes na reunião estavam a secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista, o secretário de Comunicação, Jorge Campos, e o presidente da Câmara Municipal, Edson Cury.
As SAE’s são espaços onde aqueles alunos que possuem certa dificuldade de aprendizado ou desvio de atenção, por exemplo, são orientados no período extracurricular pelos professores da rede – podendo também, por vezes, participarem das salas no próprio período em que estudam. Para assegurar os bons resultados, diversos cursos de capacitação são oferecidos aos educadores e têm como finalidade a preparação destes alunos que possuem um ritmo de aprendizado diferente do restante das turmas.
Em toda a rede municipal de ensino, são ao todo 26 salas de apoio educacional. Cada uma delas, ao longo dos últimos dois meses, criou um jornal. Dentre os títulos ‘Abílio News’ e ‘Jornal do Ediforp II’, as publicações foram feitas inteiramente pelos alunos, com os professores apenas orientando-os. Com notícias das escolas e da cidade, colunas sociais e até mesmo horóscopo, toda a temática foi estritamente focada no Meio Ambiente e nas ações para preservá-lo. Até mesmo na sessão dos classificados, havia anúncios de carros elétricos e pedidos de devolução de animais à mata – tudo criado pelas crianças.
Segundo a secretária de Educação, as SAE’s são um importantíssimo espaço para que as crianças com dificuldades de alfabetização tornem-se mais desinibidas e consigam sanar seus problemas com relação à Língua Portuguesa. E, como prova de que este é um método extremamente eficaz, cada professor das salas de apoio apresentou e explicou detalhadamente cada um de seus jornais.
Fonte: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos