Ato pioneiro até então na cidade, a prefeitura de Ferraz de Vasconcelos ministrou pela primeira vez uma palestra a seus servidores que tratava, exclusivamente, sobre seu Estatuto. Intitulada de ‘O servidor Público e seu Estatuto’, o evento levou mais de 1.800 funcionários ao auditório do Núcleo de Educação Integral e Formação Pedagógica I, o Ediforp I.
O prefeito Dr. Jorge Abissamra compareceu à palestra junto de seu vice, Flávio Batista de Souza – o Inha. Devido à grande quantidade de funcionários, foram divididos em duas partes as pessoas que assistiriam a apresentação, pela manhã funcionários da secretaria de Educação e pela tarde os funcionários de outros departamentos.
E presente não apenas durante a manhã, estava a secretária de Educação, Roseli Morilla Batista, e o secretário de Comunicação, Jorge Campos, que foi o mestre de cerimônias. Conduzindo toda a palestra, estavam os secretários de Administração, Alexandre Balbino Rosa, junto do secretário de Assuntos Jurídicos, Flávio Henrique Morais. Também compareceram à palestra o secretário de Governo, Miguel Calderaro, e o presidente em exercício da Câmara Municipal Willians do Gás.
O foco principal do evento foi a Lei Complementar 167/2005, que é o Estatuto dos servidores públicos municipais de Ferraz. Na plateia, estavam os grandes protagonistas do poder público ferrazense: os servidores estatutários. Grande parte deles está compondo o time da prefeitura há menos de um ano, pois entraram no concurso que foi realizado no final de 2010. E, por este motivo, muitos deles ainda não conhecem bem seu Estatuto, e a palestra foi uma grande ocasião para explanar os fatos e tirar as dúvidas dos trabalhadores.
Sem distinção de cargos, faixas salariais ou grau de escolaridade, os direitos, deveres e benefícios que estão contidos nos termos de Ferraz são válidos igualitariamente para todos os servidores, indiferentes de quais funções eles exercem. E como assumiram seus cargos provenientes de suas boas colocações no concurso público, como ressaltou o vice-prefeito Inha “Eles chegaram ali de forma democrática, pois competiram com mais milhares de pessoas”. Outro ponto bastante enfatizado foi que a maioria dos funcionários da prefeitura de Ferraz é de outros municípios, e é partindo deste ponto de vista que é possível enxergar a importância do estatuto, que vai além até das fronteiras geográficas das cidades.
Segundo o prefeito, cada um dos funcionários que ali estavam são de grandíssima importância ao poder público. Pois eles são a parte mais ativa do Poder Executivo. “Vocês são parte deste time. Quando eu ou algum dos secretários temos uma grande ideia, nós sabemos que sem vocês, jamais conseguiremos executá-la. Quando temos uma grande obra, vocês projetam e vocês executam. Na área da Saúde, a mesma coisa. Na habitação, nos esportes, em todas as áreas em que a prefeitura atua, é impossível fazer qualquer coisa sem o trabalho de vocês. Explanar tudo isto sobre o seu estatuto, faz parte de nosso dever. E, além disso, tenho apenas a agradecer por vocês terem escolhido nossa cidade para trabalharem”, declarou Dr. Jorge Abissamra.
Fonte: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos