Sem dono, um poste corroído ameaça cair sobre a cabeça de pedestres na esquina das ruas São Clemente e Bambina, em guia Botafogo, na Zona Sul. Como mostra o leitor Paulo Kligerman, a coluna de metal tem um buraco na base, o que evidenciaria a falta de manutenção.
Procuramos a prefeitura e as concessionárias Light, Oi e Net, mas todas negaram ter qualquer responsabilidade sobre o mobiliário.
“Já tinha observado o poste assim há alguns meses, mas passando com meus filhos por ali, vi que está pior. A manutenção deveria ser preventiva e constante, em vez de deixarem a estrutura chegar nesse estado”, observa o leitor.
Na avaliação do conselheiro do Crea-Rio, Luiz Antônio Consenza, o poste está danificado e pode cair a qualquer momento. Segundo ele, além do risco de queda, o excesso de fios tensiona a coluna, forçando ainda mais o poste para baixo.
– O poste está em péssimo estado de conservação e tem que ser trocado imediatamente. Esses fios podem envergar a coluna para baixo, aumentando as chances de queda. Além disso, se alguém encostar ali, pode se ferir – afirma Consenza.
O conselheiro do Crea-Rio critica ainda a falta de manutenção dos postes na cidade, embora reconheça que o projeto de substituição das instalações para a rede subterrânea possa ser eficaz. O engenheiro sugere que o município realize um levantamento dos postes que precisam ser substituídos.
– Temos recebido muitas reclamações de postes danificados. Isso mostra que não há conservação preventiva. É preciso agir rápido antes que acidentes aconteçam – adverte o especialista.
A rede que passa pelo poste pertence à Light, no entanto o poste corroído não tem proprietário, afirma a Rioluz. Com isso, o órgão ficará responsável pela remoção da estrutura, mas a instalação de um novo poste ficará a cargo da Light, que será notificada pela prefeitura para realizar a substituição.
Rede aérea de fios será substituída até 2016
Um decreto publicado pela prefeitura em setembro deste ano determina que a rede de energia elétrica aérea mantida pela Light e por outras concessionárias de serviços públicos seja embutida até fevereiro de 2016. A substituição dos fios começará pelas áreas turísticas, vias em regiões de projetos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 e áreas em processo de reurbanização, como na Zona Portuária.
Fonte: Portal O Globo