Com o tema “Para viver melhor, é preciso saber”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Programa DST/AIDS, lança campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado em 1° de dezembro. Uma extensa programação teve início nesta quarta-feira, 27, e vai até o dia 30 de dezembro. A campanha incentiva o diagnóstico precoce do vírus HIV, transmissor da AIDS, como uma estratégia que ajuda as pessoas contaminadas a viver com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a prevenção também será enfatizada, principalmente para o público adolescente.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Daher, atualmente existem cerca de 600 pessoas com AIDS em Anápolis e 200 pacientes portadores do vírus HIV estão em tratamento na Unidade de Saúde do Jundiaí, onde está localizado o Centro de Testagem e Aconselhamento e o serviço de atendimento especializado.
Para ele, a campanha é um alerta às pessoas sobre o risco do contágio do vírus HIV e quanto à importância de realizarem o teste para diagnosticar precocemente. “Queremos que a população seja conscientizada de que esta doença pode matar, mas quando identificada em um estágio não avançado há tratamento para uma qualidade de vida melhor”, disse.
Entre as ações que serão realizadas durante a Campanha estão testagem rápida de HIV, sífilis, Hepatites B e C; palestras; orientações sobre tratamento na rede SUS de Anápolis e distribuição de preservativos.
AIDS no Brasil
A AIDS é o estágio mais avançado da doença provocada pelo vírus HIV que ataca o sistema imunológico de um indivíduo. Apesar de não ter cura, trata-se de uma doença controlável e com o tratamento correto é possível ser soropositivo e viver com qualidade.
No Brasil, de acordo com dados do Ministério de Saúde, desde o início da epidemia em 1980 até junho de 2012 foram registrados 656.701 casos de AIDS. A taxa de incidência é de 20.2 casos por 100 mil habitantes.
Confira a Programação
29/11- Palestra para funcionários das Lojas Bazzar São Sebastião
Horários: 8 horas
Local: Rua Manoel D’Abadia, Centro
06/12– Testagem rápida de HIV e sífilis
Horário: 8 horas
Local: Centro de Internação de Adolescentes no 4º Batalhão
02 a 30/12– Orientação e Testagem de HIV e Sífilis em todas as Unidades de Saúde da Família