Pronto desde 2012, posto de saúde em Sumaré nunca funcionou


Pronto desde dezembro de 2012 e orçado em R$ 265 mil, o posto de saúde do Parque Ideal, em Sumaré (SP), nunca atendeu a nenhum paciente. Desde a entrega do prédio nenhum funcionário foi contratado para trabalhar e nem os equipamentos foram comprados pela Prefeitura.

“A necessidade é grande. O posto faz falta em tudo. Até para medir a pressão”, reclama a moradora do bairro Creuza Maria de Jesus.“Aqui não tem nada. Temos posto e não temos funcionamento”, disse Cleide Ferreira, que também mora no bairro.

Capacidade
O prédio foi projetado para ter farmácia, recepção, consultório de ginecologia, clínico geral, pediatria, odontologia, salas de inalação e educação permanente.

Tem ainda, sanitários para deficientes físicos, sala de enfermagem, refeitório, banheiro para funcionários, esterilização de materiais e sala de utilidades.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Para quem mora na região são duas opções de atendimento. Na Unidade Básica de Nova Veneza, são 11 quilômetros de distância ou 15 minutos de carro. Já a unidade de Pronto Atendimento, que fica no Jardim Macarenko. De carro, 25 minutos, mas de ônibus o deslocamento é de uma hora e meia.

A Prefeitura de Sumaré informou que pretende usar o local para outros serviços de saúde enquanto a unidade não é ativada, mas isso não foi definido ainda. A inauguração oficial deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

A administração ressalta que a gestão anterior não provisionou recursos para o exercício financeiro de 2013 para a contratação dos profissionais de saúde e nem equipamentos.Representantes do governo que deixou a administração em 2012 não se pronunciaram.

Fonte: G1