Em greve, servidores fazem protesto em frente a prefeitura de Sumaré


Os servidores municipais de Sumaré organizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (2) em frente a Prefeitura para revindicar por reajuste salarial. Segundo a assessoria de imprensa da Administração, ao menos 200 trabalhadores interromperam as atividades, o que não chegou a comprometer os serviços. No entanto, o sindicato que representa a categoria afirma que o número de servidores chega a 500, com maior adesão ao movimento das áreas de saúde e de educação na cidade de Sumaré.

Os servidores chegaram a fechar a Rua Dom Barreto, no Centro, em frente ao Paço Municipal. A Guarda Municipal e a Polícia Militar acompanham o protesto, mas não foram registradas confusões.

De acordo com o sindicato, a greve foi decidida após a categoria rejeitar a proposta de aumento de 3% oferecido pela Prefeitura, que seria válido até 2014. A reinvidicação dos servidores é por 6,97%, de aumento, referente à inflação do período de março de 2012 até fevereiro de 2013.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


No primeiro levantamento divulgado pela Prefeitura, os serviços essenciais de limpeza urbana, coleta de lixo, reparos de pavimentação, e coleta de lixo não pararam as atividades. Apenas uma escola municipal da região do Matão dispensou os alunos. Na área da saúde dois médicos da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) faltaram e no ambulatório municipal, um médico também não compareceu. Na rede municipal trabalham 4.088 servidores.

A Prefeitura de Sumaré afirma que já tentou negociar com os servidores e que o departamento jurídico será acionado para analisar a situação. Até a publicação desta reportagem, não estava prevista assembleia nesta tarde e segundo a assessoria segue por tempo indeterminado.

Fonte: G1