Sumaré: Reunião define ação de mobilização popular para a Praça de Esportes e da Cultura


Uma reunião com representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Inclusão Social, Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública definiu as ações do plano de trabalho, previstas pelo Governo Federal, na concepção da Praça de Esportes e da Cultura, a Praça do PEC, que será construída no bairro Recanto dos Sonhos, região do Maria Antonia.

Segundo o secretário de Cultura, Ed Carlo Michelin, para a criação da Praça do PEC, o Governo Federal enquadra como fundamental a mobilização da comunidade local, para que a mesma seja agente principal na concepção e no desenvolvimento de projetos de esporte, cultura e educação. “A Praça do PEC vem com uma nova metodologia de trabalho, onde a comunidade se torna o principal fio condutor das ações a serem realizadas no local”, comentou o secretário.

Para iniciar o processo de mobilização popular em torno das futuras instalações da Praça de Esportes e da Cultura, ficou definida a realização da primeira reunião com a comunidade do bairro Recanto dos Sonhos, Salerno, Itália e Sevilha para o próximo dia 22 de junho, às 19h30, na Escola Municipal Osvaldo Roncolatto. “Faremos a apresentação do projeto e de toda a estrutura prevista nesta praça que será construída ao longo deste segundo semestre. Este é o primeiro passo e acredito que a comunidade abraçará este projeto, um dos mais importantes na área de Esporte e Cultura a ser implantado pelo Governo do prefeito José Antonio Bacchim”, disse Michelin

PRAÇA DO PEC


A Praça será instalada no bairro Recanto dos Sonhos, região do Maria Antonia. No total, serão investidos R$ 2.446.963,50, sendo R$ 426.963,50 de contrapartida dos cofres municipais.

A Praça dos Esportes e da Cultura compõe o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Segundo informações do Governo Federal, de 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 Praças em todo o País.

O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.


A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das Praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de Praças, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². O projeto sumareense prevê a implantação do modelo de 3.000 m².

Para o prefeito sumareense a Praça do PEC é mais uma importante conquista para a cidade, em especial, para a população da região Maria Antonia/Dall´Orto, que terá um espaço dedicado ao esporte, cultura e qualificação profissional. “A Praça do PEC já é uma realidade e em breve, com a finalização do processo licitatório, a sua construção será iniciada. Sem dúvida valorizará muito toda a região e quem sairá ganhando é a população. Informo que já realizamos um novo pedido e esperamos ser contemplados com mais uma praça”, comentou o prefeito.

Fonte: Prefeitura Sumaré