Ampliação da ETA-2 garante 66,6% mais água para 160 mil habitantes de Sumaré


Mais água no sistema de abastecimento para os moradores das regiões de Nova Veneza, Dall´Orto/Maria Antonia, Matão e Área Cura. Esse é o objetivo que se tornará realidade a partir do próximo sábado, dia 23 de junho, a partir das 10h, com a inauguração da ampliação da Estação de Tratamento de Água do Parque Itália (ETA-2). A obra foi realizada pela Prefeitura de Sumaré em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  Para a inauguração, o prefeito José Antonio Bacchim (PT) confirmou a presença da Ministra de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, uma das principais articuladoras do PAC durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o prefeito sumareense, os trabalhos de ampliação do sistema de abastecimento consumiram investimentos na ordem de R$ 21.585.277,43. A ação da Prefeitura garantirá um aumento de 66,6% no volume de água tratada que será distribuída no sistema de abastecimento do Departamento de Água e Esgotos (DAE). “Antes da ampliação, a ETA-2 tinha capacidade para tratar 450 litros de água por segundo. Com as obras de ampliação, a unidade poderá tratar até 750 litros de água por segundo. Isso significa um aumento considerável no volume de água a ser distribuída nas regiões de Nova Veneza, Dall´Orto/Maria Antonia, Matão e Área Cura”, declarou o prefeito.

O trabalho de ampliação envolveu diretamente todo o sistema que compreende a ETA-2, ou seja: houve obras na base de captação de água no Rio Atibaia, em Paulínia, com implantação de novas bombas para captação de água bruta. Essa água, captada a mais do rio, segue por uma nova adutora, que é transportada paralelamente a uma adutora, já existente, por aproximadamente 3 quilômetros até a uma unidade de interligação do sistema de água bruta. Neste local, novas bombas alimentadoras foram instaladas, garantindo pressão necessária para que esse volume a mais de água pudesse chegar até a Estação de Tratamento de Água. Já na ETA-2, a obra do PAC garantiu a implantação de novos módulos de tratamento e a construção de reservatório com capacidade para 5 milhões de litros de água.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


As quatro regiões beneficiadas com a ampliação da ETA-2 reúne uma população superior a 160 mil habitantes, cerca de 66,3% do total da população de Sumaré.

Fonte: Prefeitura de Sumaré