Após contaminação, água volta a ser distribuída em Sumaré


O abastecimento de água para 90 mil pessoas de Sumaré voltou ao normal ontem pela manhã. Na quinta-feira, a presença de compostos orgânicos conhecidos como fenol nas águas do Rio Atibaia, no ponto de captação da ETA 2 (Estação de Tratamento de Água) do Parque Itália, obrigou o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré a interromper o abastecimento do produto para todos os bairros da região do Matão e Nova Veneza e parcialmente para os bairros localizados na região central do município.

Segundo a assessoria de imprensa da autarquia, o Departamento Jurídico já oficializou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente para que sejam tomadas as devidas providências.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) de Paulínia, responsável pela fiscalização e controle da água do Rio Atibaia, emite o laudo pericial em cinco dias úteis. A captação no rio foi retomada no início da noite de quinta-feira.

Nova parada


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A CPFL Paulista e o DAE informaram que uma nova paralisação no abastecimento ocorrerá no domingo, entre 7h30 e 12h.

A interrupção será necessária para a realização de serviços na rede elétrica e vai afetar a captação de água bruta do Rio Jaguari, responsável pelo abastecimento de água potável da região da Área Cura.

O departamento ressalta que a interrupção poderá ser concluída antes do horário previsto, antecipando o fornecimento de energia e de água. Mais informações pelo telefone do DAE: 0800-151025.

Fonte: Jornal O Liberal