A entrega do novo pronto-socorro de Sumaré foi atrasada mais uma vez: o posto, que está em obras há quatro anos, será entregue em julho, segundo informações da Secretaria de Sáude. De acordo com a Secretaria o atraso foi provocado por mudanças no projeto original determinadas pelo Ministério da Saúde e por questões burocráticas do contrato. O prazo anterior era maio.
Os moradores estão sem atendimento com o atraso nas obras, já que o único outro pronto-socorro da região foi fechado há mais de seis meses, desde que temporais danificaram a estrutura do prédio. Marivaldo de Lima, motorista, afirma que tem sido forçado a procurar atendimento em outras cidades. “Tá difícil a situação, especialmente para a população que depende do sistema de saúde do município que está totalmente abandonado. Segundo o prefeito, em março entregava, mas pelo visto ainda vai demorar.”
Além das obras atrasadas, os moradores da região reclamam do posto abandonado, que reúne moradores de rua e usuários de drogas. As portas do posto foram soldadas, mas algumas janelas continuam abertas, permitindo a entrada. Os vizinhos se preocupam com a segurança, já que as invasões são frequentes.
A Prefeitura de Sumaré afirma que a responsabilidade de fiscalização é do proprietário do terreno e da Polícia Militar (PM). A PM afirmou que faz rondas na região, mas que não é responsável por verificar o que acontece no interior do prédio.
Fonte: G1