Guaianases é um distrito localizado no extremo leste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil.
É um dos últimos distritos do município, juntamente com jardim Helena, Itaim Paulista, Vila Curuçá, Lajeado, Cidade Tiradentes, Iguatemi, São Mateus e São Rafael.
A formação do distrito de Guaianases é a mesma de Itaquera: ambos nasceram de aldeamentos indígenas e do esforço dos jesuítas, com destaque para o padre Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, que fundaram o colégio Jesuíta para a catequese dos guaianás. O aldeamento prosseguiu, mas “por volta de 1820 os índios já estavam extintos e a terra encontrava-se em mãos de particulares.”
Nessa época, o distrito era parada e pousada de viajantes, um ponto de passagem na Estrada do Imperador, que, depois, seguia para as minas de ouro. Existem registros de que a chácara do major Aníbal serviu de estadia para o próprio dom Pedro por mais de uma vez. Como de costume, ergueu-se uma igreja. Dessa vez, em homenagem a Santa Cruz do Lajeado Velho.
Onde hoje está instalada a paróquia de Santa Quitéria, foi fundado, a 3 de maio de 1861, o bairro e uma capela chamada Santa Cruz. O bairro era chamado de Lajeado Velho. O local cresceu lentamente com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro do Norte mais tarde foi conhecida como Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1879, foi fundada a nova Capela de Santa Cruz e a antiga teve seu nome alterado para Santa Quitéria, porém viria a ser derrubada em meados do século XX para a construção de um novo templo.
A partir dos anos 1920, o bairro se tornou mais populoso, as olarias e a Estrada de Ferro Norte deram um impulso na economia local. Pela estrada de ferro também vieram os imigrantes italianos e posteriormente os espanhóis a partir de 1912, para dedicar-se à extração de pedras através das Pedreiras Lajeado e São Mateus.
Mais tarde, começou o domínio da família Matheus que construiu um grande império no bairro. Em 7 de setembro de 1950, Isidoro Mateus fundou o E.C. Santa Cruz de Guaianases, nome que homenageava a Igreja de Santa Cruz. Até hoje, o time é considerado histórico dentro do futebol amador do estado de São Paulo e tinha a maior torcida da várzea paulistana. Time esse que ficou conhecido como “Galo da Central”.
Em 1957, o distrito recebeu oficialmente o nome de Guaianases, que era a tribo que o habitava.
A grande população e a falta de indústrias no local deram fama a Guaianases como localidade dormitório.
Guaianases SP CEP
Bairro predominantemente comercial com 13,67% de seus endereços comerciais.
Principais ruas do Bairro Guaianazes
- CEP 08431-410
Avenida Nordestina – de 5146/5147 ao fim - CEP 08410-000
Rua Salvador Gianetti - CEP 08473-370
Estrada Vovó Carolina - CEP 08451-000
Estrada do Lageado Velho - CEP 08410-440
Estrada Nossa Senhora da Fonte - CEP 08440-180
Rua Andes - CEP 08470-060
Rua Mário Ferraz de Souza - CEP 08490-490
Avenida Souza Ramos - CEP 08440-300
Rua General Americano Freire - CEP 08412-000
Rua Otelo Augusto Ribeiro
Outras ruas
- Rua Palmeiral
- Travessa Canzas
- Rua Ismael da Rocha
- Praça Jesus Teixeira da Costa
- Rua Ilha Guahibe
- Rua Iaracotia
- Rua Artur Franco
- Rua Clarinia
- Rua Professor João de Lima Paiva
- Rua Copenhague
- Travessa Joaquim Leite
- Rua Professor Pereira Frazão
- Rua Victor Orban
- Rua Amália Heredia Fernandes
- Rua Arara Piranga
Guaianases SP CPTM
Guaianases é servido pela linha 11 da CPTM, que dá acesso ao Centro da Capital e aos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. Além disso, é servido por linhas municipais e intermunicipais de ônibus. As principais vias que ligam o distrito a região central do município são o Corredor Guaianases-Marginal e a Avenida Radial Leste.
Guaianases SP Educação
O distrito conta com o Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, que possui três quadras poliesportivas, dois campos de futebol e três piscinas, além de telecentro e biblioteca, o CEU se transforma em um clube nos finais de semana, e reúne até mil pessoas nos finais de semana mais quentes. O centro oferece, ainda, uma extensa programação cultural, com filmes, shows de música, teatro e campanhas de saúde voltadas à comunidade.
No CEU, estudam mais de dois mil alunos, do ensino infantil até a 8ª série do ensino fundamental. Deste total, 260 estudam em período integral. No tempo extra em que ficam no colégio, os estudantes têm aulas de informática, xadrez e dança, entre outros.
O Distrito de Guaianases ainda conta com várias escolas das redes pública e privada, como, por exemplo, a escola técnica estadual Guaianases.
Guaianases SP Fotos
Outras informações
- Mais informações: Guia Guaianases
Tudo sobre o bairro e História
Mapa de localização
