A sede do Projeto Aprendiz, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, foi assaltada na manhã da última quinta-feira. A polícia ainda não tem pistas dos criminosos, que agiram armados e fizeram funcionários reféns por cerca de uma hora. O assalto aconteceu às 7h30. Três homens armados chegaram à sede do Aprendiz, na Rua Padre João Gonçalves, e atacaram uma funcionária que se preparava para abrir as portas. A suspeita é de que os criminosos tinham informações sobre o funcionamento da ONG.
Dentro do prédio, eles anunciaram que aguardariam a chegada da “loira”, a gerente administrativa financeira, Lili Julia Sandberg, que teria a chave do cofre. Quando a funcionária chegou, porém, por volta das 8h20, o cofre já estava arrombado. Antes de fugir, os ladrões ainda agrediram um dos funcionários. “Foi um momento de tensão, principalmente por sermos uma ONG. Trabalhamos com projetos sociais e recebemos uma pancada como essa. Temos seguro, mas é complicado”, afirmou Lili.
À polícia, os representantes da ONG afirmaram que foram levados cerca de R$ 6 mil que estavam no cofre da entidade. Os criminosos também roubaram câmeras digitais, filmadoras, notebooks, telefones celulares e até mesmo alianças de funcionários. Segundo as vítimas, os homens têm entre 20 e 25 anos e fugiram em um Palio prata.
“Não foi a primeira vez, já foram umas cinco vezes em oito anos. Essa foi a mais tensa. O bairro da Vila Madalena está muito violento”, afirmou a gerente do Aprendiz.
Segundo Lili, o roubo dos equipamentos eletrônicos tem prejudicado a continuidade de projetos importantes para a entidade. “O Aprendiz sempre está aberto à colaboração de todos.” O caso foi registrado e é investigado pelo 14.º Distrito Policial (Pinheiros).
Fonte: Agência Estado